Startup voltada ao público universitário ganha espaço no mercado

De acordo com Censo da Educação Superior, no ensino superior são 1,6 milhão de ingressantes por ano

Mais ou menos um terço dos alunos que iniciarão a faculdade neste ano se mudarão de sua cidade natal para estudar em outro local. Essa mudança envolve procurar uma boa moradia, geralmente em um lugar totalmente desconhecido, que seja bem atendida por uma rede de comércio e serviços. Para essa tarefa, a tecnologia pode ser uma grande aliada.

Uma startup voltada ao público universitário, a universitech Cheers, de Curitiba, que atende instituições em todo o Brasil, oferece um aplicativo que serve como uma espécie de guia aos estudantes. Por meio da plataforma, é possível localizar opções de refeição, academias de ginástica, salões de beleza, comércio e serviços de todos os tipos, parceiros de centros acadêmicos, atléticas e entidades estudantis similares.

A plataforma permite com que os centros acadêmicos ofereçam aos estudantes um acesso rápido e simples a diversos tipos de planos de associação, que funcionam como uma espécie de “assinatura”. Os universitários, além de receberem informações sobre diversos estabelecimentos locais, conseguem ganhar descontos exclusivos. Trata-se de uma relação que acaba saindo interessante para todos: as entidades conseguem vender mais planos e arrecadar mais dinheiro; os universitários ganham acesso instantâneo à informação e uma compra facilitada; e o comércio local ganha visibilidade e uma diversidade de público a cada ano que passa.

A história da criação e da consolidação da Cheers nasce em 2018, proveniente de necessidades percebidas por estudantes da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) em impulsionar a gestão de centros acadêmicos e atléticas. Durante a pandemia, com soluções como a possibilidade de as entidades criarem páginas na internet para a comercialização de seus produtos, a plataforma foi decisiva para a manutenção ativa dessas organizações.

Além desse marketplace de lojas online das entidades estudantis, as funcionalidades tecnológicas incluem auxílio na gestão de eventos, atletas e competições esportivas. “A automatização e desburocratização desses processos, proporcionadas pela Cheers, aliviam uma das principais dores das instituições estudantis, que é sua gestão”, assinala Gabriel Russo, CEO da Cheers.

Conforme observa o CEO, justamente nestes meses iniciais do ano é que os calouros estão na correria para, além de providenciar a matrícula, dar conta de se ambientar à nova cidade. “É um momento de muita dúvida: onde ir morar, se o local é bom, se vai encontrar por perto padaria, restaurantes, lojas, cabeleireiro, academia, enfim, tudo o que precisa para essa nova fase da vida em uma nova cidade. O aplicativo da Cheers é aliado nesse desafio”.

Sair da versão mobile