Com investimentos estimados em R$ 130 bilhões, que abrangem 890 quilômetros na rede metroferroviária, o governador Tarcísio de Freitas lançará nesta quarta-feira (29) o programa “São Paulo nos Trilhos”.
Na ocasião, ele assinará o contrato da parceria público-privada para o Trem Intercidades (TIC), que ligará a capital a Campinas, o leilão ocorreu no fim de fevereiro. O anúncio desta semana inclui novas linhas de metrô, a construção de mais estações na rede existente, a concessão de linhas da CPTM e estudos para outros trens de média velocidade entre grandes cidades do estado.
O novo modelo começará ainda em 2025, com o leilão conjunto da Linha 1-Azul (a mais antiga de São Paulo) e da Linha 20-Rosa (que precisará ser construída do zero). A intenção é permitir que a futura concessionária tenha geração de caixa imediata, aproveitando as receitas das tarifas já existentes, o que facilita a obtenção de financiamento junto aos bancos.
O plano prevê duas fases para a Linha 20-Rosa: primeiro o trecho Santo André-Saúde e, depois, o trecho Saúde-Santa Marina. Ao todo, devem ser 24 estações e 31,1 km de extensão. A maioria dos projetos incluídos no plano “São Paulo nos Trilhos”, entretanto, ficará para 2027 em diante.
Também foi aprovada, na semana passada, a contratação de estudos para quatro projetos de grande porte. Os estudos serão executados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).