Dois times do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) são finalistas do Future of Government Awards, um prêmio promovido pela ONU que homenageia lideranças públicas que conseguiram promover a transformação digital em diversos países do mundo. As equipes brasileiras representam os serviços de login do Gov.br, que permite a autenticação de mais de 155 milhões de usuários cadastrados, e também uma plataforma especialmente destinada a servidores públicos federais, o SouGov.br.
A tecnologia envolvida em ambas as soluções é desenvolvida pelo Serpro para o MGI. O prêmio conta com o apoio da consultoria de transformação digital Public.Digitals e o programa de educação de lideranças do Amazon Web Service Institute.
“O Gov.br é a porta de entrada para os serviços digitais do governo federal. E a identificação com uso de dados biométricos permite que mais pessoas possam consumir serviços críticos que requerem maior segurança na identificação do usuário”, explica o presidente do Serpro, Alexandre Amorim. “O Gov.br está alinhado com a premissa do Future of Government Awards, pois facilita a vida dos 155 milhões de brasileiros que utilizam a plataforma. A equipe da Diretoria de Identidade Digital é responsável por soluções de autenticação e identificação que simplificam o dia a dia do brasileiro e permitem o acesso a mais de 4.200 serviços de governo”, relata o secretário de Governo Digital do MGI, Rogério Mascarenhas.
A segunda a equipe indicada ao prêmio é a responsável pelo SouGov.br, uma plataforma de acesso aos serviços da vida funcional dos servidores federais ativos, aposentados, pensionistas, ex-servidores, além de estagiários e anistiados políticos, atendendo a mais de 1,3 milhão de pessoas. “O SouGov.br representa uma abordagem inovadora na unificação dos canais de atendimento. Em 2023, o SouGov.br conquistou dois prêmios no 27º Concurso de Inovação no Setor Público, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap).
“Nós fazemos o SouGov para aposentados, pensionistas e servidores ativos do governo. É um aplicativo elaborado pensando na usabilidade, nas funcionalidades que essas pessoas precisam”, afirma o presidente do Serpro, Alexandre Amorim. “A tecnologia conecta os usuários a mais de 200 órgãos e instituições distribuídos pelo Brasil, oferecendo serviços eficientes, modernos, transparentes e acessíveis em dispositivos móveis ou web”, avalia o secretário de Gestão de Pessoas do MGI, José Celso Cardoso Jr.