• Cadastre-se
  • Colunistas
  • Contato
  • Home
  • Política de privacidade
quarta-feira, 26 novembro, 2025
Business Moment
  • Assine nossa newsletter
  • Login
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
Sem resultados
Ver todos resultados
Business Moment
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Mercado

Tentativas de fraude somam R$10 milhões na Black Friday 2023

Veja as categorias mais impactadas, segundo o InfoMoney.

João Pedro Camargo Corenciuc por João Pedro Camargo Corenciuc
27/11/2023
em Mercado, Últimas
A A
Reprodução/Freepik

Reprodução/Freepik

LEIA TAMBÉM

Americanas aceita nova proposta de venda da Uni.Co

Deutsche Bank projeta S&P 500 em 8.000 pontos até o fim de 2026

A 13ª edição da Black Friday no Brasil registrou 6,8 mil tentativas de fraudes nas operações em território nacional. Em valores financeiros, as tentativas somam R$ 10 milhões, segundo dados exclusivos da Clearsale obtidos pelo InfoMoney.

Quando é categorizado fraude?

A tentativa de fraude é caracterizada quando um pedido é feito no e-commerce, com o fraudador realizando venda em nome de um varejista. Assim, mesmo que a fraude não seja concluída, a tentativa ainda é considerada uma atividade criminosa para a Clearsale, que presta serviço de segurança nas transações para o varejo, incluindo empresas como Magazine Luiza, Renner e Americanas.

Em relação aos valores, segundo o estudo da Clearsale, até as 18h desta sexta (24), o ticket médio das tentativas de fraude foi de R$ 1.611,88, configurando 2,5% a mais que em 2022.

Entre as categorias mais impactadas pelas ações dos golpistas estão:

  • ferramentas (2,7%);
  • aéreas (2,5%);
  • bebidas (2,1%);
  • brinquedos (2%); e
  • celulares (1,8%).

Queda em comparação aos anos anteriores

O resultado representa uma redução de 41,4% na comparação com o mesmo período no ano passado e vem em linha com o projetado pela empresa de segurança e tecnologia para o varejo. Entre os motivos da queda estão a expectativa de uma Black Friday mais fraca neste ano. Esse dado ainda não foi liberado para esse balanço parcial, mas a expectativa é de uma redução de aproximadamente 40,4% nos pedidos em relação a 2022, quando 6,1 milhões de compras foram feitas, considerando a sexta de Black Friday, sábado e domingo, conforme dados da empresa.

Fonte: InfoMoney; Clearsale

Tags: Black FridayInfoMoneyMercado
Anterior

Tecnologia no-code ajuda RH em tarefas de gestão de pessoas

Próximo

Como encontrar o equilíbrio entre o uso da tecnologia e as habilidades humanas?

João Pedro Camargo Corenciuc

João Pedro Camargo Corenciuc

Formação acadêmica Jornalismo Universidade Presbiteriana Mackenzie

Leia também

Americanas reporta prejuízo líquido de R$ 4,6 bilhões
Mercado

Americanas aceita nova proposta de venda da Uni.Co

por João Pedro Camargo Corenciuc

A Americanas (AMER3), que se encontra em recuperação judicial, comunicou ao mercado na noite desta segunda-feira (24) ter aceito a...

Leia maisDetails
Deutsche Bank projeta S&P 500 em 8.000 pontos até o fim de 2026

Deutsche Bank projeta S&P 500 em 8.000 pontos até o fim de 2026

Abimetal-Sicetel e IPEM-SP anunciam iniciativa conjunta pela proteção do aço brasileiro

Abimetal-Sicetel e IPEM-SP anunciam iniciativa conjunta pela proteção do aço brasileiro

CEO da INSIDER dá 7 Dicas para Empreender no Setor da Moda

CEO da INSIDER dá 7 Dicas para Empreender no Setor da Moda

Neoenergia (NEOE3) anuncia renúncia de Pedro Blázquez ao Conselho de Administração

Iberdrola faz oferta para fechar capital da Neoenergia

Omnicom recebe aprovação plena da União Europeia para adquirir a IPG

Omnicom recebe aprovação plena da União Europeia para adquirir a IPG

Próximo
Como encontrar o equilíbrio entre o uso da tecnologia e as habilidades humanas?

Como encontrar o equilíbrio entre o uso da tecnologia e as habilidades humanas?

CPTM e Metrô farão mais um dia de greve contra a privatização das linhas

CPTM e Metrô farão mais um dia de greve contra a privatização das linhas

Evento promovido pela ABRH Brasil debaterá desafios da gestão de pessoas no período pós-pandemia

Evento promovido pela ABRH Brasil debaterá desafios da gestão de pessoas no período pós-pandemia

Business Moment

© 2025 Business Moment.

  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nosso Política de Privacidade.