• Cadastre-se
  • Colunistas
  • Contato
  • Home
  • Política de privacidade
quarta-feira, 17 dezembro, 2025
Business Moment
  • Assine nossa newsletter
  • Login
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
Sem resultados
Ver todos resultados
Business Moment
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Mercado

Tentativas de fraude somam R$10 milhões na Black Friday 2023

Veja as categorias mais impactadas, segundo o InfoMoney.

João Pedro Camargo Corenciuc por João Pedro Camargo Corenciuc
27/11/2023
em Mercado, Últimas
A A
Reprodução/Freepik

Reprodução/Freepik

LEIA TAMBÉM

Petróleo WTI cai abaixo de US$ 55 e atinge menor nível desde 2021

Nota de Falecimento – Luciano Martins

A 13ª edição da Black Friday no Brasil registrou 6,8 mil tentativas de fraudes nas operações em território nacional. Em valores financeiros, as tentativas somam R$ 10 milhões, segundo dados exclusivos da Clearsale obtidos pelo InfoMoney.

Quando é categorizado fraude?

A tentativa de fraude é caracterizada quando um pedido é feito no e-commerce, com o fraudador realizando venda em nome de um varejista. Assim, mesmo que a fraude não seja concluída, a tentativa ainda é considerada uma atividade criminosa para a Clearsale, que presta serviço de segurança nas transações para o varejo, incluindo empresas como Magazine Luiza, Renner e Americanas.

Em relação aos valores, segundo o estudo da Clearsale, até as 18h desta sexta (24), o ticket médio das tentativas de fraude foi de R$ 1.611,88, configurando 2,5% a mais que em 2022.

Entre as categorias mais impactadas pelas ações dos golpistas estão:

  • ferramentas (2,7%);
  • aéreas (2,5%);
  • bebidas (2,1%);
  • brinquedos (2%); e
  • celulares (1,8%).

Queda em comparação aos anos anteriores

O resultado representa uma redução de 41,4% na comparação com o mesmo período no ano passado e vem em linha com o projetado pela empresa de segurança e tecnologia para o varejo. Entre os motivos da queda estão a expectativa de uma Black Friday mais fraca neste ano. Esse dado ainda não foi liberado para esse balanço parcial, mas a expectativa é de uma redução de aproximadamente 40,4% nos pedidos em relação a 2022, quando 6,1 milhões de compras foram feitas, considerando a sexta de Black Friday, sábado e domingo, conforme dados da empresa.

Fonte: InfoMoney; Clearsale

Tags: Black FridayInfoMoneyMercado
Anterior

Tecnologia no-code ajuda RH em tarefas de gestão de pessoas

Próximo

Como encontrar o equilíbrio entre o uso da tecnologia e as habilidades humanas?

João Pedro Camargo Corenciuc

João Pedro Camargo Corenciuc

Formação acadêmica Jornalismo Universidade Presbiteriana Mackenzie

Leia também

Petróleo sobe 3% após suspensão de exportação
Mercado

Petróleo WTI cai abaixo de US$ 55 e atinge menor nível desde 2021

por João Pedro Camargo Corenciuc

Os preços do petróleo bruto operam em forte queda nesta terça-feira, atingindo níveis não vistos em quase quatro anos. O...

Leia maisDetails
Nota de Falecimento – Luciano  Martins

Nota de Falecimento – Luciano Martins

Rede D’Or Anuncia pagamento de R$ 8,12 Bilhões em dividendos e JCP

Rede D’Or Anuncia pagamento de R$ 8,12 Bilhões em dividendos e JCP

Governo pede à Aneel para abrir processo contra Enel SP

Enel pode perder concessão após advertência do governo federal

Ação deixa a Nasdaq e estreia na B3

B3 Aumenta Projeções de Capex e Despesas para 2026 e anuncia recompra de ações

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) deve aprovar ainda nesta semana a fusão entre a Petz e a Cobasi

Cade aprova fusão entre Petz e Cobasi

Próximo
Como encontrar o equilíbrio entre o uso da tecnologia e as habilidades humanas?

Como encontrar o equilíbrio entre o uso da tecnologia e as habilidades humanas?

CPTM e Metrô farão mais um dia de greve contra a privatização das linhas

CPTM e Metrô farão mais um dia de greve contra a privatização das linhas

Evento promovido pela ABRH Brasil debaterá desafios da gestão de pessoas no período pós-pandemia

Evento promovido pela ABRH Brasil debaterá desafios da gestão de pessoas no período pós-pandemia

Business Moment

© 2025 Business Moment.

  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nosso Política de Privacidade.