9 pessoas morreram e mais de 800 ficaram feridas
Um terremoto de magnitude 7,5 atingiu a ilha de Taiwan na manhã de hoje (3) e causou 9 mortes e deixou mais de 800 pessoas feridas. Autoridades confirmam que esse é o maior tremor registrado na região em pelo menos 25 anos – foram também emitidos alertas de tsunami para o Japão e Filipinas, ambos com proximidade do local.
“Tudo aconteceu às 8h10 desta quarta-feira (21h10 de terça-feira de acordo com o horário de Brasília). Foi muito forte! Eu estava caminhando, subindo uma colina e senti um tipo de pressão na cabeça. Senti todo o corpo sacudir. Já passou uma hora e a terra continua a tremer”, disse um morador de Taipei em entrevista ao Correio Braziliense.
De acordo com a agência de notícias Reuters, cerca de 87 mil cidadãos estão sem energia elétrica devido aos tremores. Moradores fizeram vídeos das cenas de destruição que tomam as ruas de Hualien – o principal dano ocorreu em prédios, 77 pessoas ficaram presas nos escombros, enquanto outras 50 estão desaparecidas.
Autoridades internacionais não entraram em um consenso a respeito da intensidade do terremoto – o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, em tradução), afirma que os tremores tiveram magnitude de 7,4, enquanto a Agência Meteorológica do Japão aponta entre 7,5 e 7,7. Já Taiwan diz que foi 7,2.
Esse foi o maior abalo registrado na ilha em 25 anos – em setembro de 1999, um terremoto de magnitude 7,6 atingiu a região e deixou 2.400 pessoas mortas. Esse foi considerado o desastre natural com o maior número de fatalidades na história de Taiwan.