Treinamentos em tecnologia capacitam jovens no mercado

Trilhas de aprendizagem da Microsoft apoiam no crescimento profissional de jovens brasileiros

A busca pelo primeiro emprego pode ser um desafio para muitos jovens brasileiros. Dados de um estudo feito pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) mostram que dos 34 milhões de jovens brasileiros entre 14 e 24 anos, 14 milhões se enquadra em jovens ocupados (que estudam e trabalham ou só trabalham). Esse número mostra que uma parte deles não foi inserida no mundo de trabalho.

A falta de experiência ou de conhecimento técnico, podem ser desafios que afastam esses jovens das oportunidades de emprego e, para apoiar na resolução desse desafio, a Microsoft disponibiliza treinamentos gratuitos em tecnologia – que podem ser acessados tanto por meio do site quanto por programas criados em conjunto com ONGs. Essas iniciativas têm gerado impacto positivo na vida de jovens que conseguiram seu primeiro emprego ao finalizar esses cursos.

Uma dessas parcerias é com a Recode, ONG que desenvolve projetos de empoderamento digital. Por meio do acordo de cooperação entre a instituição e a Microsoft, alunos do Instituto Presbiteriano Álvares Reis de Assistência à Criança e ao Adolescente (Inpar), que apoia mais de 400 crianças e adolescentes da comunidade Cidade de Deus e de seu entorno no Rio de Janeiro, têm a oportunidade de acessar aos cursos do Microsoft 365 (M365) como Excel e Power Point, além de desenvolvimento Web.

“Hoje em dia, saber como utilizar o computador, a internet e ferramentas corporativas para criar planilhas, elaborar apresentações e escrever conteúdos, é um fator extremamente necessário para conquistar um emprego. Nós desenvolvemos treinamentos que vão desde o conhecimento inicial na tecnologia, até habilidades avançadas”, diz Lúcia Rodrigues, líder de Filantropia da Microsoft.

A missão da Microsoft é capacitar cada pessoa e cada organização no planeta a conseguir mais. E a colaboração com a Trust for the Americas, ONG internacional com atuação nas Américas, é mais uma ação neste sentido. A organização atua com o objetivo de impactar positivamente a vida de milhares de pessoas por meio da formação em competências digitais e técnicas, ampliando as oportunidades no mercado de trabalho, especialmente entre jovens em busca do primeiro emprego.

Uma das iniciativas criadas com esse intuito é a Escola do Trabalhador 4.0, criada lançado em 2020 pela Microsoft, em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego. A plataforma é 100% digital e oferece cursos básicos e gratuitos com o objetivo de oferecer treinamentos em habilidades digitais para ajudar no acesso ao trabalho, emprego e renda dos brasileiros. Atualmente, são mais de 1 milhão e 400 mil pessoas inscritas no programa e 284 mil pessoas terminaram ao menos um curso na plataforma.

 A empresa de tecnologia está empenhada em disponibilizar amplamente a IA e fazê-la de forma responsável, com a missão de capacitar cada pessoa e cada organização no planeta a conquistar mais. No Brasil há 35 anos, a empresa lançou em 2020 o Plano Microsoft Mais Brasil com o objetivo de apoiar o desenvolvimento econômico sustentável do País, contribuindo com ações capazes de preparar os profissionais para a economia digital, reduzindo as desigualdades e promovendo a inclusão digital.

Sair da versão mobile