A Universal Music Group (UMG), a maior gravadora musical do mundo, e a gigante sueca de streaming Spotify chegaram a um novo acordo plurianual para música gravada e publicação musical, conforme anunciado no domingo.
O acordo de publicação estabelece uma licença direta entre o Spotify e a UMG para o portfólio atual de produtos do Spotify nos Estados Unidos e em vários outros países, segundo o comunicado oficial das empresas.
“Artistas, compositores e consumidores se beneficiarão de ofertas novas e em evolução, novos níveis de assinatura paga, agrupamento de conteúdo musical e não musical e um catálogo de conteúdo de áudio e visual mais rico”, disseram as empresas.
No ano passado, o Spotify tomou medidas para aumentar sua lucratividade, como demissões de funcionários, retirada de alguns podcasts e corte de gastos com marketing. Além disso, a empresa aumentou os preços de seus planos nos Estados Unidos para aproveitar a crescente demanda por seus produtos premium.
Recentemente, a Universal Music Group (UMG) foi alvo de um processo iniciado pelo cantor Drake, alegando difamação na música “Not Like Us”, do cantor Kendrick Lamar, lançada em maio de 2024. Segundo Drake, as estratégias de marketing e a aprovação da música pela gravadora colocaram sua vida em perigo. O processo foi oficialmente registrado na quarta-feira, 15 de janeiro.