O Conselho de Administração da Vale anunciou a extensão do mandato do atual presidente, Eduardo de Salles Bartolomeo, até 31 de dezembro de 2024. O mandato terminaria em maio, porém, segundo comunicado divulgado pela empresa na sexta-feira (8), a decisão foi tomada em comum acordo e se dá para que ele auxilie no processo de transição da nova liderança.
Segundo o comunicado, Eduardo Bartolomeo concordou em atuar como advisor da companhia até 31 de dezembro de 2025, auxiliando o novo presidente da companhia. O advisor é responsável por fornecer insights e aconselhamento estratégico, sendo assim, ajuda a desenvolver estratégias de negócios, analisar dados, identificar oportunidades e superar desafios.
“Agradecemos imensamente o empenho e a dedicação do Eduardo nos últimos cinco anos e trabalharemos juntos até o final de seu mandato. Seguiremos conduzindo o processo sucessório de forma diligente e cumprindo com rigor as políticas internas da companhia”, afirmou Daniel Stieler, presidente do Conselho de Administração da Vale.
“Seguirei empenhado em avançar nas prioridades estratégicas da companhia até o fim do meu mandato e em garantir uma transição bem-sucedida para a nova liderança. Ao longo desses cinco anos, implementamos uma transformação profunda na companhia, envolvendo a cultura interna, a reorganização dos negócios e o foco na alocação de capital e na geração de valor para os nossos acionistas e para a sociedade. Sigo extremamente otimista em relação ao futuro da Vale”, afirmou Eduardo Bartolomeo.
A definição do novo presidente da Vale deverá levar em consideração os atributos e perfil necessários para liderar a empresa diante de sua estratégia e dos desafios futuros. O Conselho de Administração contará com o apoio de uma empresa de padrão internacional durante este processo. A Vale apresentará seu novo presidente assim que o processo sucessório for concluído.