• Cadastre-se
  • Colunistas
  • Contato
  • Home
  • Política de privacidade
terça-feira, 8 julho, 2025
Business Moment
  • Assine nossa newsletter
  • Login
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
Sem resultados
Ver todos resultados
Business Moment
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Mercado

Pesquisa aponta que o Brasil é o segundo país mais otimista com o avanço da IA

Estudo realizado em 10 países mostra preocupações com regulamentações, ética e segurança de dados

João Pedro Camargo Corenciuc por João Pedro Camargo Corenciuc
11/03/2024
em Mercado
A A

LEIA TAMBÉM

Blackstone leva Cirsa à Bolsa com valuation de € 2,52 bilhões

Mercado Bitcoin expande alcance global ao tokenizar R$ 1 bilhão em ativos financeiros

O Brasil é o segundo país mais entusiasmado com a Inteligência Artificial Generativa, atrás apenas da Índia, de acordo com a pesquisa “IA Generativa: O que os consumidores desejam”, realizada pela Thoughtworks, consultoria global de tecnologia, com 10 mil consumidores em 10 países. Singapura ocupa o terceiro lugar, enquanto Alemanha, Países Baixos e Reino Unido são os menos otimistas. Apesar do sentimento positivo entre os brasileiros, o assunto também desperta receios com o possível uso indevido de dados, disseminação de fake news e vieses preconceituosos.

Mesmo com dúvidas, 67% das pessoas brasileiras entrevistadas estão mais propensas a comprar de uma empresa que usa IA Generativa em seus processos, no entanto, é importante que as empresas sejam transparentes (86%) e proativas (93%) em como os dados são usados. 95% das pessoas também acreditam que as marcas poderiam utilizar a tecnologia para serem mais inovadoras. Os números refletem a expectativa de que as corporações utilizem esses modelos para aprimorar ideias e serviços e que seja oferecida uma experiência personalizada à usuária. Para 54%, entretanto, a falta de toque humano nos negócios pode desmotivar a compra.

De acordo com Rosi Teixeira, Diretora de Tecnologias Emergentes e Comunidades da Thoughtworks Brasil, a posição ocupada pelo país em relação aos demais reflete a curiosidade das pessoas para com o que é novo, mas ainda falta conhecimento e regulamentação suficientes que sejam capazes de minimizar os temores. “Muitas pessoas têm um celular de última geração, mas não sabem como aproveitar tudo o que ele oferece. Acontece o mesmo com a Inteligência Artificial Generativa. É uma tecnologia em ascensão com bastante espaço a ser explorado e o desconhecido acaba gerando receio”, explica.

Para que a IA Generativa atinja todos os seus potenciais com sucesso e promova uma inovação adequada, as empresas precisam assegurar um uso responsável e ético. Isso porque o estudo mostra que 94% das participantes afirmaram ter preocupações éticas em relação ao uso da tecnologia. A manipulação de dados sem consentimento está entre os maiores receios das entrevistadas (74%), seguido pela desinformação (64%), conteúdo prejudicial (57%), plágio (54%) e preconceito (43%).  Entende-se, portanto, a necessidade de haver um equilíbrio entre a busca pela inovação por meio da Inteligência Artificial Generativa e sua utilização responsável.

Os dados globais apontam que há interesse na IA Generativa em todo o mundo, 72% das entrevistadas mostram-se entusiasmadas com este assunto e 68% afirmam que é essencial que a regulamentação não desencoraje a inovação empresarial. A maioria (90%) concorda que as regulamentações governamentais são necessárias para responsabilizar as empresas pela forma como usam a IA Generativa. 

Para ter acesso completo a pesquisa e obter os dados analisados, basta clicar neste link.

Tags: Inteligência ArtificialMercadoTecnologia
Anterior

Sabesp se prepara para privatização

Próximo

Bracell assume compromisso com governo de São Paulo para preservação

João Pedro Camargo Corenciuc

João Pedro Camargo Corenciuc

Formação acadêmica Jornalismo Universidade Presbiteriana Mackenzie

Leia também

Blackstone leva Cirsa à Bolsa com valuation de € 2,52 bilhões
Mercado

Blackstone leva Cirsa à Bolsa com valuation de € 2,52 bilhões

por João Pedro Camargo Corenciuc

A empresa de jogos de azar Cirsa, controlada pela Blackstone (BX.N), confirmou nesta segunda-feira o preço de suas ações em...

Leia maisDetails
Bitcoin afunda em mês do halving

Mercado Bitcoin expande alcance global ao tokenizar R$ 1 bilhão em ativos financeiros

Ecopetrol compra projeto de energia eólica da Enel por US$ 50 milhões

Ecopetrol compra projeto de energia eólica da Enel por US$ 50 milhões

Gafisa fixa preço de ação em R$ 20 na nova oferta

Gafisa fixa preço de ação em R$ 20 na nova oferta

Café lidera lista dos produtos mais caros em 2025

Santander realiza antecipação de crédito cambial sustentável no setor de café

CoreWeave comprará a mineradora Core Scientific em um acordo de US$ 9 bilhões

CoreWeave comprará a mineradora Core Scientific em um acordo de US$ 9 bilhões

Próximo
Bracell assume compromisso com governo de São Paulo para preservação

Bracell assume compromisso com governo de São Paulo para preservação

Liderança feminina cresce no topo das empresas

Liderança feminina cresce no topo das empresas

Fabricantes brasileiras de chocolate focam em expansão

Fabricantes brasileiras de chocolate focam em expansão

Business Moment

© 2025 Business Moment.

  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nosso Política de Privacidade.