• Cadastre-se
  • Colunistas
  • Contato
  • Home
  • Política de privacidade
quarta-feira, 23 julho, 2025
Business Moment
  • Assine nossa newsletter
  • Login
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
Sem resultados
Ver todos resultados
Business Moment
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Empresas

Vale tudo para a empresa ganhar visibilidade nas redes sociais?

Segundo especialista, conquistar autoridade e ter visibilidade sustentável exige planejamento, autenticidade e conteúdo de qualidade

Jhulia Caballero por Jhulia Caballero
20/02/2025
em Empresas
A A
Imagem: freepik

Imagem: freepik

LEIA TAMBÉM

Gol recebe prazo da B3 para ajustar free float após aumento de capital

Goomer integra recurso do Google e permite pedidos a restaurantes direto pela busca

A busca por visibilidade nas redes sociais hoje em dia é quase obrigatória e deve ter alguma prioridade para as empresas que desejam conquistar novos clientes. De acordo com uma pesquisa encomendada pelo Sebrae em 2023, 64% dos pequenos negócios têm um perfil nas redes para divulgar seus produtos e atrair mais público, além de fortalecer a marca, gerar leads e manter contato com os clientes atuais.

O problema é quando a necessidade de se destacar leva a estratégias que comprometem a credibilidade e geram impactos negativos no longo prazo, conforme explica Raphael Mattos, o maior influenciador de franquias do Brasil: “O engajamento a qualquer custo, sem planejamento ou alinhamento com os valores da empresa, pode resultar em crises de reputação e acabar afastando os clientes”, diz.

De acordo com Raphael, uma das práticas mais arriscadas é o uso de polêmicas como ferramenta de marketing. Publicações provocativas ou sensacionalistas podem gerar alcance imediato, mas também resultar em reações negativas e até boicotes. Empresas que se envolvem em temas controversos sem uma estratégia clara ou que demoram para reagir, acabam perdendo a credibilidade e enfrentando impactos em seus resultados. “A viralização de um conteúdo não garante retorno positivo. Se a abordagem for mal recebida – como aconteceu recentemente com Tânia Bulhões, que demorou para se pronunciar diante de um problema – a marca pode ser associada a valores negativos e ter a sua imagem prejudicada”, afirma a autoridade no assunto.

Outro problema comum é a compra de seguidores e as falsas interações. Embora números altos possam criar a ilusão de popularidade, o uso dessas táticas prejudica o engajamento real e compromete a confiança do público. Plataformas como Instagram, Facebook e TikTok utilizam algoritmos que identificam atividades suspeitas e podem restringir o alcance real dos perfis que utilizam esses recursos. Além disso, consumidores cada vez mais atentos percebem quando um perfil tem seguidores falsos e isso, novamente, compromete a credibilidade da marca.

Fundador da Revolução Digital, empresa especializada em marketing digital, Raphael Mattos pontua que outro erro recorrente é o excesso de publicações e a insistência em tendências passageiras, as trends, sem conexão com o propósito da empresa. “Marcas que saturam suas redes sociais com conteúdos irrelevantes ou repetitivos perdem engajamento e afastam os seguidores porque fica chato. A comunicação precisa ser estratégica, dinâmica e coerente com a identidade da empresa, é isso que garante um relacionamento duradouro com o público”, explica.

O crescimento orgânico pode ser conquistado através de interações reais e na entrega de conteúdo de valor. Isso é essencial hoje em dia, independentemente do tamanho da empresa ou o que ela vende, a vitrine virtual que representam as redes sociais fortalece as marcas e geram resultados consistentes no longo prazo, mas é importante trabalhar com estratégias bem pensadas, para não trazer atenção apenas momentânea, mas a confiança do público-alvo. 

Tags: EmpresasRedes Sociais
Anterior

INSS não retira atividades do MEI, mas classificação errada oferece riscos, alerta especialista

Próximo

IBM e C40 Cities colaboram em novo projeto de IA para cidades resilientes

Jhulia Caballero

Jhulia Caballero

Minha paixão pela escrita me levou ao jornalismo, uma área que sempre me fascinou. Publiquei meu primeiro livro em 2022 e hoje trabalho com comunicação corporativa e redação tradicional como jornalista para a Business Moments. 2022 - Intercâmbio na Busan University of Foreign Studies 2024 Bacharelado, Jornalismo - Universidade Federal de Juiz de Fora

Leia também

Governo estuda medidas complementares para fortalecer a aviação brasileira
Empresas

Gol recebe prazo da B3 para ajustar free float após aumento de capital

por João Pedro Camargo Corenciuc

Em comunicado divulgado recentemente, a Gol Linhas Aéreas (GOLL54) obteve da B3, de forma extraordinária, uma extensão de prazo até...

Leia maisDetails
Goomer integra recurso do Google e permite pedidos a restaurantes direto pela busca

Goomer integra recurso do Google e permite pedidos a restaurantes direto pela busca

Ações da Tesla saltam após resultados positivos

Vendas da Tesla na Califórnia caem por sete trimestres consecutivos

Drogasil atinge marca de 2.000 farmácias e reforça presença nacional Divulgação

Drogasil atinge marca de 2.000 farmácias e reforça presença nacional

Neoenergia vê lucro dobrar no 2º trimestre

Neoenergia vê lucro dobrar no 2º trimestre

Reputação se Constrói com Histórias — Não com Likes

Conversas Difíceis no Trabalho: Fugir do Conflito Nos Aproxima ou Nos Afasta Ainda Mais?

Próximo
IBM e C40 Cities colaboram em novo projeto de IA para cidades resilientes

IBM e C40 Cities colaboram em novo projeto de IA para cidades resilientes

Gasolina e etanol sobem na primeira quinzena de fevereiro; alta do etanol supera 5%

Gasolina e etanol sobem na primeira quinzena de fevereiro; alta do etanol supera 5%

E FORAM FELIZES PARA SEMPRE!…

E FORAM FELIZES PARA SEMPRE!...

Business Moment

© 2025 Business Moment.

  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nosso Política de Privacidade.