A Vivo anuncia a expansão do Vivo Ventures, seu fundo de Corporate Venture Capital (CVC) growth, para R$ 470 milhões, o que representa um incremento de R$ 150 milhões em relação ao montante original. Com isso, o Vivo Ventures se consolida definitivamente como um dos maiores fundos corporativos de venture capital do Brasil.
A ampliação possibilitará ao Vivo Ventures seguir investindo de forma consistente em empresas inovadoras e escaláveis, com foco principalmente na área de inteligência artificial (IA), além de serviços financeiros, saúde, casa inteligente e energia, segmentos-chave da estratégia de inovação da Vivo.
“O Vivo Ventures é referência no mercado de corporate venture capital não só pelo portfólio de investidas que constituiu ao longo de três anos, mas principalmente pelo valor agregado que esses investimentos trazem para a Vivo, ao contribuir para o desenvolvimento de serviços e produtos em áreas que vão além de telecomunicações, reforçando nosso posicionamento como empresa de tecnologia”, afirma Rodrigo Gruner, vice-presidente de Inovação e Novos Negócios da Vivo.
“A ampliação do fundo reforça o nosso CVC como parte integral da estratégia da Vivo. Entramos em uma nova fase do Vivo Ventures: mais capital, mais proximidade estratégica e maior ambição. Com esse maior amadurecimento das nossas operações, reforçamos nosso comprometimento em apoiar startups e construir soluções tecnológicas que virem produto, receita e vantagem competitiva para a Vivo”, diz Phillip Trauer, diretor do Vivo Ventures e da Wayra Brasil.
Atualmente, sete das startups investidas pelo Vivo Ventures já têm contrato com a Vivo e outras três estão em negociação para prestar serviços para a empresa ou atuar como parceira comercial da Vivo para a oferta de soluções ao mercado. Um dos cases de sucesso é o Klubi, única fintech autorizada pelo Banco Central a operar no setor de consórcios no país, e que, junto com a Vivo, lançou consórcios de smartphones e de motos para clientes da empresa.
Outro exemplo é a CRMBonus, plataforma que utiliza IA para maximizar relações entre empresas e seus clientes. O Vale Bônus, uma de suas soluções, compõe a proposta de valor para os assinantes da Vivo. Já com a Conexa, maior ecossistema digital de saúde da América Latina, a Vivo criou o Hospital Púrpura. A iniciativa oferece atendimento virtual realizado por médicos e enfermeiros dedicados a acompanhar a saúde dos mais de 33 mil colaboradores da companhia e seus 50 mil dependentes.
Desde sua criação, em 2022, o Vivo Ventures já alocou mais de R$ 230 milhões em 14 investimentos, tornando-se um dos CVCs mais expressivos do país. Essa atuação levou a Vivo a ser reconhecida pela Sling Hub, maior plataforma de inteligência de dados sobre o ecossistema de startups latino-americano, como uma das corporações mais ativas em rodadas de equity de startups no Brasil no ano passado.
Em 2025, o Vivo Ventures realizou sete aportes. Entre os mais recentes estão o investimento no Asaas, plataforma de soluções financeiras para pequenas e médias empresas (PMEs), e na 180 seguros, seguradora que é referência em aplicação de IA e maior insurtech da América Latina.









