O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) liberou o funcionamento do X de volta no Brasil, após quase 40 dias de bloqueio. O país era um dos países com mais usuários no X: estima-se que cerca de 20 milhões do total.
Duas horas depois da decisão de Moraes ser divulgada, usuários começaram a postar o acesso ao X, por volta das 19h da última terça-feira, 08. No entanto, muitos dizem que ainda não conseguem acessar a página.
Isso acontece porque o acesso depende de empresas e o Brasil, segundo o Ministério das Comunicações, possui mais de 20 mil provedores. Moraes, então, determinou que o desbloqueio seja cumprido em até 24 horas, após a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) ser notificada.
A plataforma publicou um post referente ao retorno dela ao país: “O X tem orgulho de estar de volta ao Brasil. Proporcionar a dezenas de milhões de brasileiros acesso à nossa plataforma indispensável foi prioridade durante todo este processo”.
A plataforma estava bloqueada no país desde 31 de agosto, também por ordem de Moraes, após descumprir um prazo de 24 horas para indicar um representante no país e cumprir determinações judiciais. O fechamento do escritório no Brasil, naquela época, teria ocorrido por discordâncias com o juiz.