A Zamp, operadora de marcas de fast-food no Brasil, anunciou ao mercado nesta quinta-feira (11) o avanço das negociações para a aquisição da licença de administrar a Starbucks no país. A informação não diz se há um acordo assinado, contudo, o Brazil Journal afirmou que as companhias já fecharam a parceria, de acordo com uma fonte ligada ao veículo.
Atualmente, a operadora da Starbucks no Brasil é a SouthRock – empresa que está em recuperação judicial devido ao acúmulo de dívidas que chegam a R$ 1,8 bilhões (leia mais aqui). Com isso, a Zamp tem a opção de comprar as 140 unidades da marca que estão em operação. As companhias devem fechar um acordo até o fim do mês, já que a SouthRock perderá os direitos da Starbucks.
“Para a Zamp, o melhor seria adquirir o espólio da SouthRock, mas precisa fazer sentido economicamente e o processo precisaria ser rápido, porque tem 40 lojas com processo de despejo”, disse uma fonte ligada ao Brazil Journal. O veículo informou também que a escolha da Zamp foi devido a experiência da operadora com restaurantes, além de possuir uma “governança forte”.
O jornal Valor Econômico já havia apurado que as negociações entre a Zamp e a Starbucks ocorrem desde dezembro. Fontes próximas afirmam que o plano da nova operação será expandir a marca para além do polo da região sudeste do país, além de ter a intenção de abrir lojas na rua. Apesar dos rumores, nenhum acordo foi oficializado pelas empresas.
“As tratativas com a Starbucks Corporation envolvendo o direito de explorar a marca e desenvolver as operações da Starbucks no Brasil estão avançando, mas não há, até esta data, acordo ou contrato celebrado com a Starbucks Corporation, além do acordo de confidencialidade mencionado no comunicado anterior”, afirma a Zamp.