ZENVIA divulga resultados do terceiro trimestre e dos nove meses de 2024

Receita e rentabilidade crescem dois dígitos, com sólido EBITDA e geração de caixa EBITDA normalizado de R$ 136,1 milhões nos últimos 12 meses, dentro da faixa do guidance de 2024

Zenvia Inc. (NASDAQ: ZENV), uma das principais provedoras de soluções de atendimento ao cliente (CX) baseadas na nuvem da América Latina, que habilitam empresas a criarem experiências personalizadas, envolventes e fluidas ao longo de toda a jornada do cliente, divulgou hoje suas métricas operacionais e financeiras referentes ao terceiro trimestre de 2024 (3T 2024) e aos nove meses de 2024 (9M 2024). 

Cassio Bobsin, fundador e CEO da ZENVIA, comenta: “O destaque deste trimestre foi a conclusão do plano estratégico que iniciamos em 2018, que nos permitiu lançar oficialmente o Zenvia Customer Cloud, um marco significativo em nosso compromisso de aprimorar o relacionamento das marcas com seus clientes por meio de soluções práticas e orientadas por IA. Os early adopters já perceberam melhorias na qualidade dos leads, nas taxas de conversão e na satisfação do cliente, demonstrando o valor imediato dessa tecnologia. Ao mesmo tempo, esse lançamento é a base da estratégia de CX baseada em SaaS da Zenvia para os próximos cinco anos. Além disso, avançamos na simplificação das nossas operações e nos tornamos mais eficientes, resultando em uma notável redução nas despesas G&A como percentual da receita na comparação com o ano anterior. O lançamento do Zenvia Customer Cloud e o aumento da nossa eficiência operacional refletem nosso foco em possibilitar interações mais bem informadas e personalizadas com consumidores, agregando valor aos nossos clientes e acionistas.”

Shay Chor, Diretor Financeiro e de Relações com Investidores da Zenvia, afirma: “Neste trimestre, aceleramos nossa expansão orgânica com crescimento de dois dígitos tanto na receita quanto na rentabilidade. Também aproveitamos oportunidades temporárias pontuais de geração de receita em nosso segmento de CPaaS, enquanto no segmento de SaaS observamos um crescimento significativo de PMEs. A combinação do aumento das receitas com o controle rigoroso de despesas permitiu à Zenvia registrar o mais alto EBITDA trimestral dos últimos três anos, o que nos coloca em linha para atingir o guidance do ano. Por último, mas não menos importante, continuamos a aproveitar oportunidades de capital de giro para garantir a conversão de EBITDA em caixa.”

Principais Métricas Financeiras
(R$ milhões e %)
3T
2024
3T
2023
A/A9M
2024
9M
2023
A/A
Receita284,4218,630,1%728,2590,623,3%
Lucro Bruto89,870,926,6%258,2220,317,2%
Margem Bruta31,6%32,5%-1,1p.p.35,5%37,3%-2,1p.p.
Lucro Bruto Ajustado 102,583,822,3%296,3259,514,2%
Margem Bruta Ajustada(1)36,0%38,3%-2,3p.p.40,7%43,9%-3,2p.p.
Lucro/Prejuízo Operacional (EBIT)17,9-6,8n.m.18,2-26,1n.m.
EBITDA Ajustado41,215,7162,7%87,838,4128,8%
EBITDA Normalizado(2)41,216,3153,1%98,139,0151,3%
Lucro/Prejuízo do Período52,4-11,9n.m.(19,7)(43,8)-54,9%
Saldo de Caixa102,7116,5-11,9%102,7116,5-11,9%
Fluxo de caixa líquido das (utilizado nas) atividades operacionais56,616,1252,3%61,9148,4-58,3%
Total de Clientes Ativos(3)12.15213.624-10,8%12.15213.624-10,8%
  1. Calculamos a Margem Bruta  como Lucro Bruto  dividido pela receita.
  2. Em dezembro de 2023, a empresa identificou que a provisão para devedores duvidosos e os custos com amortização de intangíveis estavam subestimados. O valor foi recalculado nas demonstrações financeiras anuais e a Administração revisou retrospectivamente os primeiros seis meses de 2023 para fins de comparação.
  3. Definimos Cliente Ativo como uma conta (baseada em um CNPJ) ao final de qualquer período que tenha sido fonte de qualquer tipo de receita nos três meses anteriores. Já os clientes que não geraram receita nos três meses anteriores são classificados como Cliente Inativo.

Destaques do 3T 2024

Destaques dos 9M 2024

Informações adicionais sobre a Zenvia podem ser encontradas em https://investors.zenvia.com.

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