Zup aumenta eficiência do desenvolvimento de produtos digitais do Itaú Unibanco

André Palma, CEO da Zup Arquivo/Divulgação

StackSpot AI, plataforma multiagentes da Zup, registrou resultados de melhora na performance dos profissionais de tecnologia do banco. Lançada em 2023, a StackSpot AI utiliza inteligência artificial generativa hipercontextualizada para automatizar processos e acelerar a criação de aplicações, melhorando a performance das equipes e aprimorando a forma de desenvolver software. Como resultado, equipes de tecnologia do Itaú que utilizam a solução já registram melhorias em velocidade e qualidade em diferentes etapas do desenvolvimento de software.

Entre os times internos que utilizam a StackSpot AI, a média de user stories – descrições objetivas das funcionalidades de um software – entregues por mês registrou um aumento de 40%, enquanto a qualidade da escrita dessas histórias cresceu 21%. Além disso, o backlog – lista de tarefas que a equipe precisa realizar para concluir o desenvolvimento do produto – passou a ser centralizado de forma sistemática, proporcionando maior visibilidade e transparência. Além de um ganho de eficiência, com a redução do tempo médio de refinamento das histórias em até 88%. 

“Com o uso da StackSpot AI, conseguimos traduzir as necessidades dos clientes em uma linguagem técnica clara e de fácil entendimento para os times de desenvolvimento de software. Essa abordagem aumentou significativamente a velocidade entre o entendimento da história e a entrega final de produtos e features, com maior qualidade e eficiência. Com isso, os times do banco podem focar ainda mais em inovação, criação e experiência dos clientes, já que a plataforma possibilita automações, reuso de componentes, redução de erros e maior escalabilidade”, explica André Palma, CEO da Zup.

O desenvolvimento de software passa por uma revolução com a adoção crescente da Inteligência Artificial Generativa, que se tornou um pilar fundamental na automação e na inovação dos processos de codificação. Uma pesquisa realizada pela Ipsos revela que 78% dos profissionais brasileiros já utilizam ferramentas de IA em suas rotinas de trabalho, destacando a integração dessas tecnologias no dia a dia corporativo. 

Já no setor bancário, o impacto é ainda mais significativo: segurança, agilidade e inovação são pilares essenciais para manter a competitividade, e a IA tem se mostrado uma força transformadora. De acordo com a Febraban, a implementação de soluções baseadas em IA pode elevar a produtividade em até 35%, impulsionando não apenas a eficiência operacional, mas também abrindo caminho para novas oportunidades.

A implementação da StackSpot AI no Itaú Unibanco vem como uma crescente para ajudar os times, principalmente focados no desenvolvimento de software, a realizarem entregas que combinam 4 fatores essenciais: velocidade, eficiência, qualidade e segurança

“Em um cenário altamente competitivo, a automação não substitui as pessoas, mas potencializa sua capacidade de contribuir para o sucesso organizacional. A StackSpot AI é a prova de que soluções como essa não são apenas um diferencial, mas uma vantagem essencial para empresas que buscam liderança no mercado e a excelência no desenvolvimento de produtos que sejam amados pelos clientes”, comenta Carlos Eduardo Mazzei, Diretor de Tecnologia do Itaú Unibanco. 

As user stories e o backlog são essenciais para o desenvolvimento de produtos, ajudando as equipes a manterem o foco na experiência do usuário e na entrega de valor contínuo. As user stories (ou histórias de usuário) vão além de simples descrições de funcionalidades: elas representam as necessidades dos clientes e garantem que o time entenda o que precisa ser desenvolvido.

Em vez de especificações rígidas e extremamente extensas, essas histórias são concisas e bem direcionadas, permitem o desenvolvimento ágil e a adaptação sempre que necessário, garantindo que o desenvolvimento evolua conforme o feedback do usuário. Quanto mais bem definidas e iterativas, maior a eficiência e evolução das soluções ao problema real. Assim, as histórias de usuário não apenas orientam a construção do produto, mas também validam constantemente a melhor abordagem para atender às demandas do mercado.

O desafio está nas tarefas do dia a dia que precisam ser realizadas com qualidade e velocidade, sendo o refinamento de backlog uma prática essencial nessa rotina. User stories bem elaboradas reduzem o tempo investido em refinamento e proporcionam à equipe uma compreensão clara das necessidades dos clientes, facilitando o alinhamento com os objetivos do produto. O backlog, composto por user stories e outras tarefas operacionais, deve ser estruturado conforme a estratégia da organização, permitindo o desenvolvimento de soluções com maior assertividade.

Foi nessa etapa de criação de requisitos e planejamento detalhado que a Zup e o Itaú Unibanco trabalham em sinergia para documentar de forma clara, precisa e organizada as necessidades dos usuários. O objetivo era claro: impulsionar a inovação e fortalecer a competitividade.

Esse processo agora conta com um agente de IA generativa especializado e contextualizado, que ajuda equipes de desenvolvimento a manter o backlog organizado, priorizado e alinhado aos objetivos do produto. Dessa forma, os times do Itaú Unibanco podem automatizar tarefas repetitivas e dedicar mais tempo para as atividades que realmente agregam valor ao negócio e que contribuam com a construção de uma nova era para a experiência de seus clientes. 

Sair da versão mobile