A Zup, empresa do grupo Itaú Unibanco que cria tecnologia para impulsionar grandes organizações a estarem na liderança de seus segmentos, anuncia o lançamento de uma trilha gratuita de capacitação em tecnologia com foco em mulheres e minorizados da comunidade PrograMaria. A iniciativa visa impulsionar o desenvolvimento profissional e a diversidade no setor.
A jornada de aprendizado terá início no dia 24 de novembro e se estenderá por oito dias, combinando encontros síncronos e assíncronos. O conteúdo é abrangente e cobre tópicos como GenAI, criação de agentes e workflows, além da formação de toolkits e a automação de processos completos.
Todo o treinamento será realizado utilizando a StackSpot, a plataforma da Zup dedicada à orquestração de agentes de IA no ciclo de desenvolvimento. A plataforma oferece uma versão Freemium que possibilita pessoas desenvolvedoras a experimentarem suas principais funcionalidades sem custo inicial. Com ela, é possível acessar ferramentas que agilizam o desenvolvimento, promovem a padronização e aumentam a segurança dos projetos, além de facilitar a colaboração entre times.
“Em parceria com a PrograMaria, uma organização que incentiva a formação e o engajamento de mulheres cis e trans e outros minorizados, estamos empenhados em compartilhar este conhecimento técnico. Nosso objetivo é fomentar o desenvolvimento dessas profissionais e prepará-las para um mercado de trabalho cada vez mais aderente à IA,” afirma Cadu Pereira, CPO da Zup.
O time de palestrantes da Zup que conduzirá os módulos é composto exclusivamente por seis colaboradoras da empresa, especialistas em diferentes áreas de pesquisa e desenvolvimento e Inteligência Artificial: Ana Camargo, Monica Helena Ribeiro, Julyse Cortelleti, Melissa Kfouri, Bia Zago, Letícia Lima e Geici Marques.
“Estamos contando com nossas colaboradoras como porta-vozes destas aulas para demonstrar à audiência que há espaço no mercado de tecnologia para todas as pessoas, independentemente de gênero, raça ou sexualidade. Buscamos promover um setor mais inclusivo e propositivo”, complementa Cadu.
“Ampliar o acesso ao ensino sobre tecnologias emergentes como IA Generativa e agentes de IA é garantir que as mulheres e pessoas de grupos historicamente minorizados estejam não apenas consumindo inovação, mas também criando, liderando e influenciando o futuro digital. Essa parceria com a Zup reforça a importância de empresas comprometidas com diversidade na área de tecnologia, para que possamos construir uma tecnologia melhor para todas as pessoa”, destaca Iana Chan, CEO e fundadora da PrograMaria.
Para participar da jornada completa ao vivo, as pessoas devem se inscrever até o dia 24 de novembro, quando acontece a primeira aula ao vivo. Elas terão 60 dias de acesso à plataforma com todos os conteúdos. Depois, as inscrições permanecerão abertas, e os conteúdos transmitidos ao vivo ficarão disponíveis para acesso. Para garantir a vaga, basta acessar este link e preencher o formulário. Após a inscrição, os convites com os detalhes da agenda serão enviados para o e-mail fornecido.
A PrograMaria é um negócio de impacto social com a missão de transformar o mundo da tecnologia, promovendo maior diversidade, inclusão e justiça. A entidade conta com mais de 50.000 pessoas cadastradas em sua base, sendo que 35% são da comunidade LGBTQIAPN+ e 42% são pessoas negras.






