A Petrobras anunciou na manhã desta sexta-feira (24), a nomeação da engenheira Magda Chambriard como diretora-presidente da estatal. O conselho de administração da companhia votou e aprovou a eleição da nova executiva após a saída de Jean Paul Prates do cargo, informada no dia 16 deste mês.
A nova CEO é engenheira, ex-diretora geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP) e diretora da assessoria fiscal da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro – a executiva também trabalhou cerca de 22 anos na Petrobras, e chegou a fazer parte do Conselho de Administração do Pré-Sal de 2013 a 2016. De acordo com a petrolífera, Chambriard já tomou posse no conselho de administração imediatamente.
“Magda Chambriard tomou posse em ambos cargos nesta data e passou a integrar o Conselho imediatamente, não sendo necessária a convocação de Assembleia de Acionistas para esse fim“, afirmou a empresa em nota divulgada.
Demissão de Prates
O conselho de administração da estatal anunciou no dia 16, a demissão de Jean Paul Prates, que ocupava a presidência da companhia desde o início do governo de Luiz Inácio Lula da Silva. “Adicionalmente, o Sr. Jean Paul informou que, se uma vez aprovado o encerramento indicado, ele pretende posteriormente apresentar sua renúncia ao cargo de membro do Conselho de Administração da Petrobras”, disse a empresa em um comunicado divulgado à imprensa após apuração divulgada inicialmente pela CNN.
Com o encerramento antecipado do mandato de Prates na companhia, o mercado reagiu com impacto nas ações da estatal. De acordo com análises, a petrolífera perdeu cerca de R$ 50 bilhões em valor de mercado por conta do anúncio, já que gerou desconfiança nos investidores com o futuro da empresa.