Na sexta-feira (22), algumas das principais empresas do setor frigorífico iniciaram um processo de interrupção do fornecimento de seus produtos à rede de supermercados Carrefour e outras companhias do grupo, como o Atacadão. A informação foi divulgada pelo jornal Valor Econômico, que ouviu fontes ligadas à indústria brasileira de carnes.
A interrupção do fornecimento vem em resposta ao boicote anunciado no dia anterior pelo CEO da rede francesa de varejo às carnes dos países que compõem o Mercosul.
A Friboi, marca da JBS, é responsável por cerca de 80% das carnes vendidas no Carrefour. Na sexta-feira (20), a Masterboi também suspendeu o fornecimento de 250 toneladas de carne ao Carrefour. No entanto, o Grupo Carrefour Brasil nega que haja, até o momento, desabastecimento de carne em suas unidades.
A decisão do CEO do grupo francês foi justificada como uma espécie de ato de solidariedade ao agronegócio do país europeu, que tem se posicionado contra o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia. Em participação recente na Cúpula de Líderes do G20, no Rio de Janeiro (RJ), o presidente da França, Emmanuel Macron, reiterou a posição de seu governo contrária ao acordo Mercosul-UE.
Em nota divulgada na última quinta-feira (21), entidades do agronegócio e da indústria de alimentos do Brasil também criticaram as declarações do CEO global do Carrefour.
“Se o CEO Global do Grupo Carrefour, Alexandre Bompard, entende que o Mercosul não é fornecedor à altura do mercado francês – que não é diferente do espanhol, belga, árabe, turco, italiano –, as entidades abaixo assinadas consideram que, se não serve para abastecer o Carrefour no mercado francês, não serve para abastecer o Carrefour em nenhum outro país”, diz o documento.
O texto é assinado por CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), ABIEC (Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes), ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal), ABAG (Associação Brasileira do Agronegócio), a SRB (Sociedade Rural Brasileira) e FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).