Segundo o Observatório de Conhecimento e Inovação em Bioeconomia da Fundação Getulio Vargas (FGV), foram emitidos 3,38 milhões de créditos de carbono no Brasil em 2023. Contudo, o país ainda não tem uma regulamentação específica sobre o tema, o que motivou o Skeelo, plataforma e comunidade de leitura, a buscar outro caminho para ir além: a empresa comprou um Bônus de Remoção de Carbono (BRC), gerando uma compensação de 49,276 mil toneladas e tornando a marca Carbono Negativo (compensou mais do que emitiu).
Para esse marco, o Skeelo contou a plataforma da Jiantan, no qual, a compensação foi feita a partir da preservação de uma extensão de 5,43 hectares de áreas verdes nas operações de agricultores. No site da empresa, é possível conferir imagens de satélite atualizadas da região preservada.
“Ter o selo de Carbono Negativo não é uma missão simples, então se trata de uma conquista que reforça o quanto estamos comprometidos com o meio ambiente em cada uma das nossas ações”, comemora Rodrigo Meinberg, CEO do Skeelo. “Assim como a leitura tem o poder de causar um grande impacto social, nós temos a obrigação de fazer com que o ESG (Ambiental, Social e Governança) não seja só uma sigla”, completa.
Signatária do Pacto Global, a empresa busca cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) com um plano de ação abrangente. No âmbito do combate às mudanças climáticas, que a permitiu se tornar Carbono Negativo, a estratégia é dividida em duas frentes: a operacional, voltada para a redução e mitigação das emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE); e a de engajamento, que promove a conscientização sobre a relevância do tema aos stakeholders (clientes, leitores e colaboradores).
Para cumprir esse objetivo, a companhia contratou uma consultoria especializada que a auxiliou na realização do primeiro inventário de emissões de GEE. O documento foi fundamentado nas diretrizes criadas pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGvCES) e no Programa Brasileiro GHG Protocol (PBGHG), baseado no GHG Protocol (padrão de mensuração sobre o tópico mais utilizado no mundo).
Arthur Zari, CFO do Skeelo, acredita que essa mensuração foi essencial para garantir que a empresa se tornasse Carbono Zero. “Quantificando as emissões de gases que causam o efeito estufa, demos o primeiro passo para uma jornada que busca diminuir os impactos das mudanças climáticas. Entendemos onde estão as fontes poluentes e definimos metas claras para criar projetos mais sustentáveis”, afirma.
Meinberg acrescenta que a companhia já está desenvolvendo novas soluções para reduzir ainda mais as emissões. “Há uma urgência mundial ligada ao ESG, portanto, nos próximos anos, vamos incorporar a compensação por meio da utilização de créditos de carbono à nossa estratégia”, finaliza.