Marcas nacionais de dispositivos médicos geraram cerca de US$7,2 milhões em negócios imediatos, durante participação na Arab Health, AEEDC e MedLab – três das maiores feiras do setor, realizadas em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
Ao todo, mais de 35 empresas brasileiras marcaram presença nas feiras, por meio Brazilian Health Devices (BHD), projeto setorial da Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (ABIMO) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).
As empresas ainda têm expectativa de gerar cerca de US$ 28,1 milhões em contratos ao longo do ano. Os três eventos possibilitaram um total de 2.145 contatos estratégicos com potenciais clientes de diversos países.
“Os eventos de Dubai estão na agenda do BHD há duas décadas e são fundamentais para as estratégias de internacionalização da indústria brasileira. Eles abrem o nosso calendário anual para iniciarmos o ano já com uma boa prospecção de negócios a serem desenvolvidos ao longo dos meses”, comenta Larissa Gomes, gerente de Projetos e Marketing Internacional da ABIMO.
Neste ano, o pavilhão brasileiro na Arab Health recebeu 21 empresas que, durante o evento, realizado entre 27 e 30 de janeiro, firmaram US$ 4,1 milhões em contratos, além da expectativa de mais US$ 13,9 milhões nos próximos 12 meses. Essa é uma das maiores feiras do setor de dispositivos médicos no mundo, recebendo cerca de 130 mil visitantes em quatro dias de exposição.
Já na AEEDC, voltada ao segmento odontológico, o pavilhão do BHD teve 16 empresas brasileiras expondo o que há de mais moderno em equipamentos e produtos para a atuação de cirurgiões-dentistas. A produção nacional rendeu às marcas do pavilhão Brasil US$ 3 milhões em contratos imediatos e mais US$ 13,7 milhões em expectativa para os próximos 12 meses. A feira foi realizada entre 4 e 6 de fevereiro.
“Com esses resultados, temos uma média de quase US$ 1 milhão em negócios por empresa a serem concretizados ao longo de um ano. É um valor bastante expressivo, principalmente para marcas que estão iniciando seus processos de exportação, tão custosos e demandantes de energia e dedicação”, complementa Larissa, que acompanha as comitivas de Dubai representando a ABIMO.