Um levantamento divulgado pela Scanntech revelou que o consumo de produtos plant-based cresceu 50% na região do estado de São Paulo entre janeiro e setembro de 2023, na comparação com o mesmo período de 2022. Uma das protagonistas desse aquecimento do setor foi a NotCo, foodtech global e principal referência de alimentos à base de plantas, que superou o próprio percentual do mercado, atingindo a marca de 75% de aumento nas vendas no estado de São Paulo.
De acordo com Maurício Alonso, General Manager da empresa no Brasil, o crescimento se deve principalmente às novas tendências nos hábitos do público. “Hoje, os brasileiros buscam uma alimentação que associa três pilares: saudabilidade, sustentabilidade e sabor. Portanto, é uma escolha de consumo consciente, demanda que os produtos vegetais conseguem suprir completamente”, avalia.
O especialista também ressalta que o avanço expressivo desse mercado pode ser atribuído à crescente disposição de experimentação das opções à base de plantas. Segundo a pesquisa “O interesse por produtos à base de plantas no Brasil”, conduzida pela organização de defesa animal Mercy For Animals (MFA), 81% dos consumidores nacionais experimentaram alimentos plant-based nos últimos seis meses. Entre os motivos que influenciam a primeira compra, estão justamente a curiosidade por novidades, a busca por refeições mais saudáveis e a influência de amigos.
Empresa de tecnologia de alimentos plant-based com crescimento mais rápido na América Latina, a NotCo, unicórnio global, tem como propósito liderar a revolução alimentícia no mundo. A foodtech utiliza tecnologia proprietária de inteligência artificial, para mapear a estrutura molecular de alimentos com proteína animal e construir receitas originais 100% à base de plantas, que garantam a mesma experiência em sabor e textura dos pratos prediletos dos brasileiros, promovendo o consumo que minimiza o impacto ambiental sendo responsável com o ecossistema.
A NotCo é criadora dos produtos referência no mercado à base de plantas, como NotMilkTM, NotCremeTM, NotBurgerTM, NotChickenTM, NotMeatTM e NotMayoTM. No Brasil possui mais de 2 mil pontos de venda. A marca atua em 12 países: Brasil, Argentina, Chile, México, Estados Unidos, Canadá, Peru, Paraguai, Equador, Colômbia, Austrália e Bolívia.