A Opera, inovadora global da web, estabeleceu uma posição firme na América Latina, especificamente no Brasil. A empresa de software da Noruega prospera na maior economia da América do Sul, registrando um crescimento vertiginoso no ano em que a porcentagem de usuários ativos mensais subiu mais de 280% e o reconhecimento da marca dobrou, de modo que agora três em cada quatro brasileiros dizem estar familiarizados com Opera e seus produtos. Ao fornecer produtos e campanhas populares e fáceis de usar, a Opera também investiu significativamente em mudanças estratégicas de liderança e com melhor compreensão das necessidades do mercado local – investimentos que estão rendendo bons frutos.
A empresa é conhecida no Brasil por seus navegadores e soluções inovadoras, e lançou em 2023 sua própria IA nativa para navegador, Aria – um novo passo ousado na adoção de serviços de IA pela empresa. Baseado na infraestrutura “Composer” do próprio Opera, a Aria se conecta à tecnologia GPT da OpenAI e é aprimorada por recursos adicionais, como resultados ao vivo da web. Aria oferece aos usuários acesso gratuito a um serviço líder de IA generativa. Especialista em web e navegadores, Aria permite que os usuários trabalhem com IA enquanto procuram informações na internet, geram texto ou código ou obtêm respostas para dúvidas sobre produtos.
“Ficamos muito entusiasmados com a adoção da Aria pelos usuários brasileiros”, destaca Juliana Psaros, Head de Marketing para América Latina na Opera. “O Opera tem usuários em todo o mundo, mas é aqui no Brasil que eles estão aproveitando ao máximo essa revolucionária ferramenta de IA. Isso sinaliza uma necessidade real pelo tipo de soluções baseadas em IA pelas quais a Opera está assumindo a liderança.”
O crescimento multifacetado do Opera ganhou força extra no Brasil a partir de 2023 e está nitidamente dando frutos – nenhum outro navegador é baixado com mais frequência no país, e a ferramenta de IA da Opera, Aria, tem sido uma fenômeno entre os usuários. A Opera planeja crescer cada vez mais em 2024, lançando concursos e produtos mais emocionantes e centrados no usuário, ao mesmo tempo que complementa os esforços com uma expansão estratégica cuidadosa e localmente informada.