A omissão dos bancos frente ao sofrimento animal

53% dos bancos não têm restrições a investimentos que causam sofrimento animal, aponta novo relatório

O relatório “Além do lucro: Revisão Global de Instituições Financeiras em Bem-estar Animal e Sistemas Alimentares” foi divulgado pela organização internacional Sinergia Animal, na segunda-feira (15). O estudo fornece uma análise abrangente de 80 instituições financeiras em 22 países, expondo uma defasagem significativa do setor financeiro com relação ao bem-estar animal e o financiamento de sistemas alimentares sustentáveis.

A avaliação global destaca uma tendência preocupante: apenas 10% das instituições financeiras possuem políticas para desinvestir em práticas que causam sofrimento animal ou para financiar alternativas à base de vegetais, sendo que 53% das instituições avaliadas receberam pontuação zero. Apesar de alguns progressos, com 11 bancos melhorando as suas políticas em comparação a 2023, instituições renomadas como Goldman Sachs e ICBC regrediram em seus compromissos anteriores.

No Brasil, os bancos com maior pontuação foram BTG Pactual com 12% e Impact Bank com 10%, enquanto Itaú Unibanco e Nubank tiveram nota zero. Já no cenário internacional, os bancos Triodos, de Volksbank, Australian Ethical, Rabobank e ABN Amro mantiveram a sua liderança como os cinco bancos com as melhores políticas de bem-estar animal e sistemas alimentares sustentáveis.

O relatório revela que a maioria das instituições financeiras está atrasada com relação aos apelos globais pelo combate à crise climática, pela proteção dos animais e pela transformação dos sistemas alimentares — recentemente ecoados em declarações de importantes órgãos internacionais.

A Assembléia Geral das Nações Unidas, por exemplo, pediu maior ambição em reforçar a saúde e o bem-estar animal, como um fator significativo para se alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Além disso, a COP28 emitiu uma declaração priorizando sistemas alimentares resilientes e o combate à crise climática.

Mais detalhes sobre o desempenho dos 80 bancos avaliados, incluindo diversos bancos do Brasil, podem ser consultados no relatório “Além do Lucro: Revisão Global de Instituições Financeiras em Bem-estar Animal e Sistemas Alimentares” — disponível em www.banksforanimals.org

Sair da versão mobile