A Ambev, cervejaria nacional, vai investir R$ 150 milhões na fábrica de Anápolis, em Goiás, com foco em ampliar a produção dos rótulos premium e superpremium da companhia – marcas como Spaten, Corona, Stella Artois e Original. De acordo com a empresa, esses rótulos cresceram 25% em 2023 e se tornaram carros-chefe.
“Esse investimento focado em premium e ampliação da produção mostra a importância da região e do Brasil para o nosso negócio, gerando mais empregos e renda para a população”, afirma Jean Jereissati, CEO da Ambev. O plano da companhia é de operar uma nova linha com capacidade de produzir 60 mil garrafas de vidro por hora.
A fábrica de Anápolis é uma das maiores da empresa – a operação atende a demanda de sete estados nas regiões centro-oeste e norte do Brasil, além de também ser a principal fonte do Distrito Federal da Ambev. Com o investimento, a companhia espera ter um aumento no faturamento – no último trimestre do ano passado, a receita líquida foi de R$ 11,42 bilhões.
Incertezas com o Safra
Analistas do Banco Safra estão com incertezas e uma visão pessimista sobre os resultados da Ambev no primeiro trimestre deste ano. Com o próximo relatório prestes a ser divulgado, a cervejaria é vista com alguns sinais vermelhos – a reforma tributária e industrial na Argentina e no Canadá são os principais fatores para a queda nas ações da empresa.
“O custo por hectolitro (COGS/hl) mais baixo, especialmente nas vendas de cerveja no Brasil, deve impulsionar uma sólida melhoria na margem, embora acreditemos que isso já seja amplamente esperado, levando a um leve crescimento do EBITDA consolidado (3%)” diz o Safra.