• Cadastre-se
  • Colunistas
  • Contato
  • Home
  • Política de privacidade
terça-feira, 24 junho, 2025
Business Moment
  • Assine nossa newsletter
  • Login
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
Sem resultados
Ver todos resultados
Business Moment
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Colunas

O anel que comprei era de vidro

Hyung Mo Sung por Hyung Mo Sung
12/04/2024 - Atualizado em: 14/04/2024
em Colunas, Empresas
A A

LEIA TAMBÉM

XP aumenta em 32% o retorno de mídia com adoção de marketing orientado por IA

DEX recebe investimento estratégico de R$60 milhões e inicia nova fase de expansão

Não sei quanto a vocês,  mas eu cresci ouvindo que devia ser um bom estudante, que com diploma de uma boa universidade conseguiria um bom emprego e trabalhando de forma diligente o meu futuro estaria assegurado. Bom emprego, bom salário era garantia de um bom casamento e uma vida feliz. 

Não sei exatamente em que parte esta história começa a desmontar. Talvez  tudo fosse fruto de um desejo de um mundo organizado, racional e previsível com o qual todos sonham.

Trabalhando em grandes empresas, demorei para perceber que as decisões nem sempre são lógicas – ou pelo menos não entendia a sua racionalidade. Sofria pensando que o problema fosse eu, imaginando o que poderia estar errado.

Só mais tarde aceitei que as pessoas não tomam decisões em bases racionais. Usam a razão para justificar as suas decisões tomadas em base emocional. E isto acontece em todos os ambientes, incluindo o mundo corporativo onde esperava decisões racionais, busca incansável de eficiência e meritocracia.

Será que talvez não seja assim porque mais de 16% dos altos postos executivos são ocupados por psicopatas, ou fruto de uma sociedade em rápida transformação consequência de uma modernidade líquida, de uma rápida evolução tecnológica que modificou as formas de trabalho e relação social.

Como resultado deste “combo”, temos uma sociedade cada vez mais competitiva, onde ansiedade, depressão e burnout  converteram-se em uma verdadeira epidemia.

O que acontece é tal qual a estória do sapo numa panela: se você jogar o sapo na panela de água quente, ele pula de imediato. Mas você colocá-lo numa panela com água fria e aquecê-lo lentamente ele permanece quieto. 

As mudanças vêm acontecendo lentamente no último século, quando conforme Stephen Covey, a ética do caráter foi substituída pela ética da personalidade, onde ser comunicativo, ter uma imagem de sucesso e transmitir dinamismo é mais valorizado que a competência, honestidade e lealdade. Podemos resumir dizendo que a aparência passou a ser mais valorizada do que o conteúdo.

Outro fato novo foi a globalização que distribuiu de forma bastante desigual os benefícios entre classes e regiões econômicas, assim como a evolução tecnológica.

E dentro deste turbilhão somos convocados a manter a saúde mental em ordem e alcançarmos o equilíbrio entre nossa vida pessoal e profissional.

Este foi o primeiro artigo de uma série quinzenal que tratará dos temas aqui mencionados, a começar por psicopatas no mundo corporativo.

Anterior

A transformação do binômio risco-retorno para risco – retorno – impacto

Próximo

Acredite em propósitos sólidos para constituir legados, afirma Victor Fonseca

Hyung Mo Sung

Hyung Mo Sung

Psicanalista & Advisor Longa vivência no mundo corporativo com Mestrado em Economia pela USP E-mail: hsung554@gmail.com

Leia também

Com tecnologia da Databricks, XP aumenta em 32% o retorno de mídia com adoção de marketing orientado por IA
Empresas

XP aumenta em 32% o retorno de mídia com adoção de marketing orientado por IA

por João Pedro Camargo Corenciuc

O Databricks Data + AI Summit apresentou em São Francisco neste mês uma série de inovações em dados e Inteligência...

Leia maisDetails
Como captar investimento em legaltechs no Brasil: especialistas compartilham estratégias para vencer o ceticismo do mercado jurídico

DEX recebe investimento estratégico de R$60 milhões e inicia nova fase de expansão

FictorPay anuncia o primeiro cartão de crédito B2B do Brasil

FictorPay anuncia o primeiro cartão de crédito B2B do Brasil

Indumak investe R$ 2,6 milhões na modernização do setor de usinagem

Indumak investe R$ 2,6 milhões na modernização do setor de usinagem

Walmart segue na liderança do Fortune 500 e mantém posição como maior empresa dos EUA

CyberGate anuncia Daniel Skaba como novo CEO

CyberGate anuncia Daniel Skaba como novo CEO

Próximo
Acredite em propósitos sólidos para constituir legados, afirma Victor Fonseca

Acredite em propósitos sólidos para constituir legados, afirma Victor Fonseca

Meta anuncia novo chip para inteligência artificial

Meta anuncia novo chip para inteligência artificial

Educação Inclusiva promove diversidade nas empresas

Educação Inclusiva promove diversidade nas empresas

Business Moment

© 2025 Business Moment.

  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nosso Política de Privacidade.