A Associação Mineira da Indústria Florestal (AMIF) está representando o setor florestal de Minas Gerais em uma missão internacional promovida pelo Governo da Indonésia, voltada ao fortalecimento da gestão sustentável da cadeia produtiva da madeira. A associação integra a delegação brasileira, composta por representantes de entidades setoriais e órgãos federais ligados à gestão e à fiscalização da atividade florestal.
A participação da entidade ocorre por meio da coordenadora técnica da AMIF, Laura Lima, convidada para integrar o programa internacional Capacity Building and Training for Sustainable Timber Commodity Management based on Smallholder Farming, realizado entre os dias 21 de junho e 3 de julho.
A iniciativa reúne representantes governamentais, pesquisadores, especialistas e lideranças do setor florestal de diversos países em desenvolvimento para discutir temas estratégicos como rastreabilidade da madeira, certificação florestal, legalidade da produção, governança, comércio internacional, inclusão de pequenos produtores e sustentabilidade.
“A missão representa uma oportunidade importante para ampliar o intercâmbio de conhecimentos e conhecer boas práticas adotadas em outros países em temas que já fazem parte da agenda estratégica da AMIF, como rastreabilidade, certificação, governança e inclusão de pequenos produtores”, afirma Laura Lima.
Ao longo da programação, que acontece nas cidades de Jakarta, Bogor e Banyuwangi, os participantes terão acesso às palestras, estudos de caso, visitas técnicas e intercâmbios de experiências relacionados ao manejo florestal sustentável, sistemas de monitoramento e rastreabilidade, industrialização da madeira, certificação e adequação às exigências dos mercados internacionais.
Além de Laura Lima, integram a comitiva brasileira o diretor executivo da Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (Apre), Ailson Loper; a coordenadora de Monitoramento de Políticas Florestais e auditora fiscal federal agropecuária do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Erika Mangili André; e a coordenadora-geral de Gestão e Monitoramento do Uso da Flora do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Fernanda Simões.
Um dos destaques da agenda será a apresentação dos estudos de caso dos países participantes, momento em que a AMIF poderá compartilhar experiências brasileiras e mineiras ligadas à produção florestal sustentável, inovação, certificação e competitividade do setor.
Entre os temas de maior interesse para a entidade estão a adequação às novas exigências regulatórias internacionais, como o Regulamento Europeu para Produtos Livres de Desmatamento (EUDR), além de questões relacionadas à biossegurança, sanidade florestal, mudanças climáticas, cadeia de custódia e controle de origem da madeira.
O programa é organizado pelo Governo da Indonésia, por meio do Indonesian Aid, do Ministério das Relações Exteriores e da IPB University.
