• Cadastre-se
  • Colunistas
  • Contato
  • Home
  • Política de privacidade
quarta-feira, 24 junho, 2026
Business Moment
  • Assine nossa newsletter
  • Login
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
Sem resultados
Ver todos resultados
Business Moment
Sem resultados
Ver todos resultados
Home ESG

Goiás conquista o maior prêmio mundial de mobilidade urbana por transformação histórica no transporte coletivo

João Pedro Camargo Corenciuc por João Pedro Camargo Corenciuc
24/06/2026
em ESG, Meio Ambiente
A A
Representando Goiás, o diretor executivo do RedeMob Consórcio, Leomar Avelino, recebe o prêmio de 1o. lugar entregue pelo presidente da UITP, Gautier Brodeo, e pela vice-presidente Lilli Matson.
François de Ribaucourt

Representando Goiás, o diretor executivo do RedeMob Consórcio, Leomar Avelino, recebe o prêmio de 1o. lugar entregue pelo presidente da UITP, Gautier Brodeo, e pela vice-presidente Lilli Matson. François de Ribaucourt

LEIA TAMBÉM

Projeto piloto de reciclagem navega pelos rios da Amazônia para mostrar o valor dos resíduos e ampliar o diálogo sobre sua destinação correta

Accor reforça compromisso de longo prazo com a sustentabilidade no Mês do Meio Ambiente

A transformação do transporte coletivo da Região Metropolitana de Goiânia ultrapassou as fronteiras brasileiras e conquistou reconhecimento internacional. Inciativas como o projeto da Nova RMTC, conduzido pelo Governo de Goiás em parceria com a capital, municípios da região metropolitana e as concessionárias do sistema, garantiram a Goiás o título no UITP Awards 2026, considerada a principal premiação mundial voltada ao transporte público. Os vencedores foram anunciados nesta terça-feira (23), durante cerimônia realizada em Bruxelas, na Bélgica, reunindo autoridades, especialistas e operadores de mobilidade urbana de diversos países.

A conquista coloca Goiás ao lado de algumas das mais importantes iniciativas globais de transporte público e reconhece uma ampla transformação que vem modernizando a Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC), por meio da renovação da frota, eletrificação do sistema, adoção de combustíveis limpos, investimentos em tecnologia, requalificação da infraestrutura e implantação do modelo de metronização dos corredores de transporte. Além disso, outros investimentos em infraestrutura foram fundamentais para o reconhecimento internacional.

Mais do que a renovação da frota e da incorporação de tecnologias sustentáveis, a Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC), composta pelo Estado, municípios e concessionárias que operam o serviço, promoveu uma ampla requalificação dos espaços utilizados diariamente pelos passageiros. A reconstrução e modernização dos terminais do BRT Leste-Oeste e de suas estações elevaram os padrões de conforto, acessibilidade, segurança e eficiência operacional do sistema. Paralelamente, o Programa de Implantação, Reforma e Manutenção dos Pontos de Ônibus da RMTC transformou a paisagem urbana da Região Metropolitana, com a instalação de milhares de novos abrigos e a recuperação de estruturas existentes, garantindo mais comodidade e qualidade no atendimento aos usuários do transporte coletivo.

Todas essas iniciativas se configuram em um grande projeto de mobilidade urbana com foco principal no transporte público coletivo com atuação importante também no trânsito da capital. A melhoria do trânsito com a desobstrução das vias e a metronização, promovidos pela Prefeitura de Goiânia, colocaram o projeto em um outro patamar de eficiência e agilidade para os usuários. Mais do que um reconhecimento técnico, a premiação reforça o protagonismo de Goiás na construção de um novo modelo de mobilidade urbana no Brasil, baseado em eficiência operacional, sustentabilidade ambiental e melhoria da experiência dos passageiros.

Para o governador de Goiás, Daniel Vilela, o prêmio no UITP Awards 2026 é o reconhecimento internacional de uma política pública construída para tornar o transporte coletivo mais eficiente, sustentável e alinhado às necessidades da população. “Demonstra que Goiás escolheu o caminho certo ao tratar a mobilidade urbana como uma política pública estratégica. O que estamos fazendo não é apenas renovar ônibus ou reformar terminais. Estamos construindo um sistema moderno, eficiente e sustentável, capaz de melhorar a vida das pessoas e servir de referência para outras cidades do Brasil e do mundo”, afirma o governador em exercício, Daniel Vilela.

Vilela pontua, ainda, que essa conquista demonstra que Goiás está no caminho certo para transformar a mobilidade urbana. “O transporte coletivo deixou de ser um problema sem solução para se tornar uma referência de planejamento, inovação e sustentabilidade. Reconstruímos terminais e estações, renovamos a frota, investimos em tecnologia, implantamos novos corredores e estamos construindo uma infraestrutura preparada para as próximas décadas. Mas, esse prêmio não representa um ponto de chegada. Ele reforça nosso compromisso de continuar avançando, ampliando investimentos e entregando um sistema cada vez mais moderno, eficiente e digno para a população. O trabalho realizado até aqui nos orgulha, mas o futuro da mobilidade em Goiás continuará sendo construído todos os dias”, frisa o governador.

O modelo de governança adotado em Goiás reúne Estado, prefeituras, concessionárias – por meio do RedeMob Consórcio e do Consórcio BRT – em torno de um planejamento comum, permitindo investimentos coordenados e soluções de longo prazo para o transporte coletivo. O reconhecimento internacional também reflete a força da parceria institucional construída entre o Governo de Goiás e os municípios da Região Metropolitana, com destaque para a Prefeitura de Goiânia, que desempenhou papel decisivo na implementação de ações estruturantes que vêm transformando a mobilidade urbana, como o programa Nova Mobilidade.

Essa atuação integrada possibilitou alinhar planejamento, investimentos e execução de iniciativas estratégicas, viabilizando avanços que modernizaram o sistema, enfrentaram desafios históricos da mobilidade urbana e elevaram a qualidade dos serviços prestados à população. O resultado é um modelo de gestão colaborativa que vem sendo reconhecido nacional e internacionalmente como referência na construção de soluções sustentáveis, eficientes e centradas na experiência do usuário.

Nos últimos anos, o sistema de transporte coletivo da Região Metropolitana de Goiânia passou por uma das maiores reestruturações de sua história. A iniciativa reúne investimentos em diferentes frentes, com foco na melhoria da qualidade dos serviços prestados aos passageiros. Entre os avanços estão a renovação da frota com veículos mais modernos e menos poluentes, incluindo ônibus elétricos (dentre eles os maiores biarticulados elétricos em operação regular no mundo), veículos movidos a biometano e modelos equipados com tecnologia Euro VI, que reduzem significativamente as emissões de gases de efeito estufa.

O projeto também contempla a modernização dos corredores de transporte coletivo, a implantação da metronização do BRT Leste-Oeste, a sincronização semafórica por meio da chamada “onda verde”, sistemas inteligentes de monitoramento e gestão operacional, além da revitalização de terminais e estações. A transformação já apresenta resultados concretos. Um dos indicadores destacados no projeto mostra redução de até 31% no tempo das viagens em trechos contemplados pela metronização, garantindo mais agilidade, previsibilidade e conforto para os usuários.

O projeto apresentado ao UITP Awards demonstra que o modelo desenvolvido em Goiás integra infraestrutura, tecnologia, sustentabilidade, gestão e experiência do usuário em uma estratégia única de modernização do sistema. As melhorias abrangem desde corredores de alta capacidade e estações modernizadas até ferramentas digitais de gestão e iniciativas voltadas à eficiência operacional, criando um ambiente mais seguro, confortável e acessível para milhares de passageiros que utilizam diariamente a rede metropolitana.

Para Daniel Vilela, a conquista do principal prêmio mundial de mobilidade urbana também representa a consolidação de uma transformação que muitos consideravam impossível quando o governador Ronaldo Caiado assumiu a gestão estadual e decidiu enfrentar desafios históricos do transporte coletivo na Região Metropolitana. “Quando o governador Ronaldo Caiado assumiu o Estado, muita gente dizia que não seria possível transformar o transporte coletivo da Região Metropolitana. Hoje, vemos um sistema mais moderno, eficiente e sustentável sendo reconhecido internacionalmente. Isso comprova que os investimentos realizados estão produzindo resultados concretos e que estamos construindo um legado que beneficia diretamente a população e fortalece o desenvolvimento das nossas cidades. Essa conquista confirma que Goiás está entre os principais projetos de mobilidade urbana do planeta”, conclui o governador.

A sustentabilidade é um dos pilares centrais da Nova RMTC. Goiás tornou-se referência nacional ao incorporar tecnologias limpas ao sistema de transporte coletivo, reduzindo impactos ambientais e preparando a rede para os desafios das próximas décadas. Além da introdução de ônibus elétricos e movidos a biometano, o projeto prevê a ampliação gradual da participação de energias limpas na operação do sistema, alinhando mobilidade urbana e responsabilidade ambiental. A implantação do primeiro gasoduto do estado e da usina de biometano, por exemplo, é resultado de planejamento, articulação e visão de futuro, criando a infraestrutura necessária para sustentar um sistema de transporte mais limpo, eficiente e independente.

Segundo o governador, a conquista da principal premiação mundial do setor comprova que o Estado conseguiu transformar desafios históricos da mobilidade em uma referência de inovação, sustentabilidade e eficiência reconhecida internacionalmente. “Estamos mostrando ao mundo que é possível transformar o transporte público por meio de planejamento, gestão eficiente e investimentos consistentes. Esse prêmio é resultado de um trabalho conjunto que coloca Goiás na vanguarda da mobilidade urbana e reforça nosso compromisso de oferecer um serviço cada vez melhor para a população”, completa Vilela.

Tags: ESGGoiásMeio AmbienteSustentabilidadeTransporte Coletivo
Anterior

Dólar atinge maior nível global em 13 meses e supera R$ 5,20 no Brasil

Próximo

Coorpel aposta no agro para ampliar reciclagem de pneus e lança estaca sustentável para cercas rurais

João Pedro Camargo Corenciuc

João Pedro Camargo Corenciuc

João Pedro Camargo é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. 

Leia também

Projeto piloto de reciclagem navega pelos rios da Amazônia para mostrar o valor dos resíduos e ampliar o diálogo sobre sua destinação correta
ESG

Projeto piloto de reciclagem navega pelos rios da Amazônia para mostrar o valor dos resíduos e ampliar o diálogo sobre sua destinação correta

por João Pedro Camargo Corenciuc

Aproveitando a mobilização gerada por um dos maiores eventos culturais do país, o Festival de Parintins, a Coca-Cola Brasil, em...

Leia maisDetails
Accor reforça compromisso de longo prazo com a sustentabilidade no Mês do Meio Ambiente

Accor reforça compromisso de longo prazo com a sustentabilidade no Mês do Meio Ambiente

BID anuncia R$ 29 bilhões para aliança global contra a fome e a pobreza

BID anuncia R$ 29 bilhões para aliança global contra a fome e a pobreza

Mudanças climáticas ampliam pressão sobre recursos hídricos e elevam risco de insegurança da água no Brasil

Mudanças climáticas ampliam pressão sobre recursos hídricos e elevam risco de insegurança da água no Brasil

Vencedores do Prêmio Expobor Brasil 2026 destacam a transformação tecnológica, social e sustentável da indústria da borracha

Vencedores do Prêmio Expobor Brasil 2026 destacam a transformação tecnológica, social e sustentável da indústria da borracha

80% dos data centers no mundo estão expostos a riscos climáticos extremos, aponta estudo

80% dos data centers no mundo estão expostos a riscos climáticos extremos, aponta estudo

Business Moment

© 2025 Business Moment.

  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nosso Política de Privacidade.