• Cadastre-se
  • Colunistas
  • Contato
  • Home
  • Política de privacidade
segunda-feira, 19 maio, 2025
Business Moment
  • Assine nossa newsletter
  • Login
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
Sem resultados
Ver todos resultados
Business Moment
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Mercado

Após 2023 com queda, varejo online espera Black Friday de 2024 com otimismo e expectativa de crescimento

Pesquisas apontam mais pessoas indo às compras e pretendendo gastar mais neste ano

Jhulia Caballero por Jhulia Caballero
28/11/2024
em Mercado, Negócios
A A
Imagem: gonghuimin468

Imagem: gonghuimin468

LEIA TAMBÉM

Bradesco lança ETFs com ações de empresas listadas na China

Petrobras contrata serviços da Subsea7 por R$ 8,4 bilhões

A Black Friday é uma das datas do comércio mais aguardadas durante todo o ano. Entretanto, alguns números preocuparam o setor em 2023. Conforme o levantamento da Neotrust e ClearSale, o faturamento do e-commerce daquele ano, de R$ 5,23 bilhões, representou uma queda de mais de 15% em relação ao ano anterior.

Porém, em 2024, o sentimento é de otimismo para o período. Dados da pesquisa do Mercado Livre e Mercado Pago mostram que 85% das pessoas pretendem fazer compras na Black Friday. Já o estudo da Opinion Box e Dito, revela que 43% estimam gastar mais que o ano passado.

Com a expectativa de um faturamento 9% maior do que o ano de 2023, segundo a Confi.Neotrust, Weslei Lima, gestor do Mercado Topográfico, plataforma de divulgação de produtos e serviços do setor de geotecnologia, comenta que “trata-se de uma previsão otimista, mas os números ainda podem aumentar. O Mercado Topográfico, por exemplo, é projetado para um crescimento de 10%.

Um estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) constatou que 48% das empresas de varejo pretendiam investir em transformação digital. Áreas como e-commerce, CRM, análise de dados e marketing estão na lista das que receberão mais atenção nesse quesito.

“A digitalização de processos, implementação de ferramentas alimentadas por inteligência artificial, contato com consumidores via redes sociais ou assistente virtual, entre outros, são tendências para o e-commerce, o que pode resultar em um aumento na produtividade e arrecadação da loja de varejo. Por isso, é necessário mais aportes em estudos para o desenvolvimento dessas tecnologias”, afirma o gestor.

Opções de consumo

Os dados da pesquisa da Opinion Box e Dito ainda revelam quais as opções mais procuradas para essa data comercial. São eles: eletroeletrônicos e eletrodomésticos (56%), roupas e acessórios (43%), casa e decoração (33%), produtos de beleza e cosméticos (30%) e viagens e turismo (28%).

Lima aponta para um item que não está na lista, mas que merece atenção: cursos e outros meios de capacitação. “Uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostrou que 54% das pessoas compraram algum tipo de infoproduto (produtos digitais ou serviços vendidos na internet) em 2023. Desses, 32% foram cursos online, e-books, livros e apostilas. Trata-se de uma busca por capacitação e aperfeiçoamento crescente e com diversas motivações, seja para o desenvolvimento pessoal, profissional ou o aumento de renda”, diz.

Por conta disso, Lima finaliza informando que várias estratégias adotadas pelo marketplace estão ligadas aos números e tendências da Black Friday: “Para produtos, de maneira geral, serão implementados descontos de até 50%. Já os cursos livres receberão 15% de desconto por conta de uma parceria firmada entre o Mercado Topográfico e a CPE Tecnologia, empresa que atua no mercado de soluções para geotecnologia”.

Tags: Black FridayVarejo online
Anterior

Empresas do Grupo Simpar estão entre as melhores do mundo em crescimento sustentável, segundo a revista TIME

Próximo

Recuperação judicial cresce 70%

Jhulia Caballero

Jhulia Caballero

Minha paixão pela escrita me levou ao jornalismo, uma área que sempre me fascinou. Publiquei meu primeiro livro em 2022 e hoje trabalho com comunicação corporativa e redação tradicional como jornalista para a Business Moments. 2022 - Intercâmbio na Busan University of Foreign Studies 2024 Bacharelado, Jornalismo - Universidade Federal de Juiz de Fora

Leia também

O Bradesco Asset Management anunciou o lançamento de dois fundos de índice (ETFs)
Mercado

Bradesco lança ETFs com ações de empresas listadas na China

por Redação

O Bradesco Asset Management anunciou o lançamento de dois fundos de índice (ETFs) que permitem aos investidores brasileiros acessarem diretamente...

Leia maisDetails
Petrobras fecha contrato de R$ 8,4 bilhões com Subsea7 para Projeto Búzios 11

Petrobras contrata serviços da Subsea7 por R$ 8,4 bilhões

A ABIMO - Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos

Setor de dispositivos médicos prevê alta nas vendas até junho, aponta ABIMO

Brasil vira referência em plataformas no-code para agentes de IA

Brasil vira referência em plataformas no-code para agentes de IA

Livelo e Crypto.com conectam pontos de recompensa ao mercado cripto

Livelo e Crypto.com conectam pontos de recompensa ao mercado cripto

Mobly muda de nome e estreia novo ticker TOKY3 na B3

Mobly muda de nome e estreia novo ticker TOKY3 na B3

Próximo
Recuperação judicial cresce 70%

Recuperação judicial cresce 70%

Anatel anuncia que 5G está pronto para ser implantado em todo o país 

Anatel anuncia que 5G está pronto para ser implantado em todo o país 

Estratégias digitais ajudam vendedores online a impulsionar vendas de fim de ano

Estratégias digitais ajudam vendedores online a impulsionar vendas de fim de ano

Business Moment

© 2025 Business Moment.

  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nosso Política de Privacidade.