Automob dispara em sua estreia na B3

Nova companhia do grupo Simpar entra no mercado com ações em alta

A Automob, nova empresa do grupo Simpar, fez sua estreia na B3 nesta segunda-feira (16), marcando o fim de um processo de reorganização societária anunciado em setembro pela holding, que controla marcas como JSL, Movida e Vamos. Por volta das 11h45, as ações estavam em forte alta, com valorização de 221,85%, a R$ 0,54.

A reorganização da companhia foi realizada em uma cisão que separou as operações de transação e as operações da Vamos. Com isso, uma vertical de varejo automotivo foi incorporada à Automob, reunindo a rede de entregas de veículos leves da Simpar em uma única estrutura. Segundo a empresa, essa medida visa fornecer maior clareza nas teses de investimento de cada segmento, além de facilitar a modelagem individual dos negócios.

Diferentemente de um IPO convencional, a Automob não passou por um processo de bookbuilding, não qual o preço das ações é definido pela demanda dos investidores. Sendo fruto de uma cisão da Vamos, a companhia começa com ações e uma parte do valor de mercado da empresa que a originou.

A Automob inicia sua trajetória no Ibovespa com uma posição de destaque: é a primeira empresa do segmento de concessionárias a se listar na bolsa brasileira. A companhia reúne 188 lojas espalhadas por todas as regiões do país e um portfólio diversificado que inclui 35 marcas, entre veículos leves, caminhões, máquinas e equipamentos.

Com a operação, a Simpar passa a deter 71,75% da Automob, enquanto os acionistas minoritários da Vamos ficaram com 25,40% e os demais acionistas da Automob possuem 2,85%. Como parte do processo, os acionistas atuais da Vamos ações da nova empresa, com a distribuição iniciando-se a partir de hoje.

Sair da versão mobile