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Home Empresas

Azul reporta Ebitda de R$ 716,4 milhões em outubro

João Pedro Camargo Corenciuc por João Pedro Camargo Corenciuc
01/12/2025
em Empresas
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A Azul (AZUL4), que se encontra em processo de recuperação judicial (Chapter 11), reportou resultados operacionais robustos para outubro de 2025. Segundo fato relevante divulgado nesta sexta-feira (28), o Ebitda ajustado (Lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) alcançou R$ 716,4 milhões, representando um crescimento de 16,7% em relação aos R$ 613,8 milhões registrados em setembro. A margem Ebitda ajustada da companhia aérea também apresentou melhoria significativa, saltando de 33,5% para 37,7%.

A receita líquida total acompanhou a alta, somando R$ 1,900,6 bilhão em outubro, contra R$ 1,831 bilhão no mês anterior. O resultado operacional do período totalizou R$ 484,4 milhões, com uma margem operacional de 25,5%. A Azul encerrou o mês com uma posição de caixa e equivalentes de R$ 1,848 bilhão, além de contar com R$ 2,817 bilhões em contas a receber.

Em paralelo aos resultados financeiros, o Conselho de Administração da companhia deu um passo crucial em seu processo de reestruturação. Em reunião extraordinária, foi concedido sinal verde para a celebração de dois Acordos de Capital (Equity Agreement) com a American Airlines e a United Airlines. Tais contratos fazem parte das negociações com credores no âmbito do Chapter 11, e na prática, autorizam as duas gigantes norte-americanas a injetarem dinheiro na Azul em troca de participação acionária.

Esses aportes visam reforçar o caixa da Azul, melhorar a liquidez e reduzir as incertezas inerentes ao processo de reestruturação judicial. Além da aprovação dos acordos, o conselho também autorizou a administração a assinar todos os documentos e tomar as providências necessárias para que a implementação dos investimentos seja concluída.

A Azul entrou com o pedido de Chapter 11 no Tribunal de Falências do Distrito Sul de Nova York em 28 de maio de 2025. A escolha do tribunal americano, e não do Brasil, é comum no setor aéreo por permitir a suspensão da execução de dívidas de arrendamento de aeronaves (os lessors), que são majoritariamente contratos regidos pela lei dos EUA.

A empresa adotou uma estratégia rara e sofisticada, entrando no Chapter 11 com muitos pré-acordos fechados com credores, arrendadores e parceiros estratégicos. Esse movimento, conhecido como pre-packaged Chapter 11, visa garantir um processo mais rápido e consensual.

A Azul está em uma das fases finais do processo. Em novembro de 2025, o Tribunal de Nova York aprovou a disclosure statement (documento que detalha o plano), autorizando a companhia a iniciar a solicitação de votos para aprovação do seu Plano de Reorganização. A audiência de confirmação do plano está agendada para 11 de dezembro de 2025. A expectativa da companhia é sair do Chapter 11 no início de 2026.

Tags: AprovaçãoAzulEbitdaEmpresasMercadoNegócios
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