O BNDES anunciou segunda-feira a aprovação de um financiamento de 2,1 bilhões de reais para a Embraer. Os recursos serão destinados à exportação de 16 aviões modelo E-175 para a companhia aérea norte-americana Republic Airways.
A Republic Airways, que já opera exclusivamente com aeronaves do fabricante brasileiro, receberá as novas unidades ao longo de 2025. Conforme o modelo de adoção pelo BNDES, a empresa norte-americana será responsável pelo pagamento em dólares, contribuindo para a geração de divisas essa moeda para o Brasil.
“A Embraer é a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil e mantém mais de 87% de seus cerca de 21 mil empregos em território nacional”, disse o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.
Segundo o BNDES, a Republic Airways é uma das maiores companhias aéreas regionais nos EUA. A empresa tem uma frota de mais de 200 aviões Embraer E-170 e E-175. A norte americana oferece cerca 900 voos diários em mais de 80 cidades nos EUA e Canadá.
Desde 1997, o BNDES estima ter concedido 26 bilhões de dólares em financiamentos à Embraer, viabilizando a exportação de mais de 1.300 aeronaves. “Esse apoio estratégico fortalece nossa posição no cenário global, diversificando as alternativas de financiamento e possibilitando à Embraer concorrer no mercado externo em igualdade de condições com nossos concorrentes”, disse o presidente-executivo da Embraer, Francisco Gomes Neto.