• Cadastre-se
  • Colunistas
  • Contato
  • Home
  • Política de privacidade
sexta-feira, 18 julho, 2025
Business Moment
  • Assine nossa newsletter
  • Login
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
Sem resultados
Ver todos resultados
Business Moment
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Mercado

Crédito, confiança e cenário internacional serão decisivos para setor automotivo nos próximos meses

Jhulia Caballero por Jhulia Caballero
27/06/2025
em Mercado
A A
Imagem: Obi

Imagem: Obi

LEIA TAMBÉM

Taxação dos EUA sobre produtos brasileiros acende alerta para segurança alimentar no país

Petróleo brasileiro deve ganhar fôlego no segundo semestre com queda no volume exportado

O primeiro semestre de 2025 para o setor automotivo foi marcado por um ambiente desafiador, junto às incertezas no mercado interno e turbulências no cenário internacional. Para Enilson Sales, presidente da ANEF (Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras), a expectativa para os próximos meses é de um desempenho moderado, com destaque para o mercado de seminovos e usados, que deve seguir levemente positivo, enquanto as vendas de veículos novos enfrentam maiores obstáculos.

A combinação entre restrição de crédito, desaceleração no consumo das pessoas jurídicas e volatilidade tributária, especialmente em relação ao IOF, com a possível judicialização por parte do governo, têm sido um entrave para a recuperação consistente do setor. “O vai e vem nas discussões sobre o imposto tem preocupado o setor automotivo. A instabilidade fiscal gerada por incertezas em torno do IOF afasta o mercado e dificulta o planejamento. Negócios, que dependem de financiamento, precisam de previsibilidade. O atual cenário de indefinição é muito prejudicial à tomada de decisão de consumidores e empresas”, afirma Sales

Para ele, a oferta de crédito e a confiança do consumidor serão os principais vetores de desempenho nos próximos meses. “Para o consumidor pessoa física, há espaço para crescimento, desde que as condições financeiras melhorem. Já para as empresas, a situação está mais restritiva. A cautela é a palavra de ordem para quem faz as contas na ponta do lápis”, analisa o executivo.

Outro ponto de atenção será a condução da política monetária pelo Banco Central. A expectativa é de que os próximos movimentos da Selic reflitam tanto o panorama doméstico quanto pressões externas. “Vamos aguardar os novos movimentos da Bacen sobre a Selic. Ambos os cenários – interno e internacional – indicam dificuldades, ainda que com intensidades distintas”.

Sales esclarece que o contexto internacional também impõe desafios importantes. Conflitos armados em diversas regiões e seus reflexos nos preços do petróleo e na cadeia energética global têm impacto direto na logística e nos custos do setor automotivo. “A produção, o transporte e o fornecimento de insumos sofrem com atrasos e elevações de preço, o que acaba sendo sentido pelo consumidor”, alerta.

Incentivos

No campo político, a expectativa é baixa quanto à adoção de novas políticas públicas voltadas ao setor. “Com o governo em busca de maior arrecadação, a possibilidade de incentivos é considerada remota. O setor deve continuar enfrentando esse cenário com seus próprios recursos e estratégias”, avalia.

Sobre os resultados para 2025, Sales arrisca a dizer que este ano, financiamento de veículos deve fechar com um desempenho inferior a 2024, especialmente no segmento de veículos novos. “Apesar do cenário adverso, o setor automotivo segue atento a oportunidades de movimentação, com foco em eficiência, digitalização e aproximação com o consumidor final, principalmente por meio do mercado de seminovos e usados, que se mantêm resilientes”, conclui

Tags: Setor automotivo
Anterior

Caixa lança edital que destina R$ 50 milhões para recuperar áreas degradadas e apoiar a agricultura regenerativa

Próximo

Voa Brasil atinge só 1,37% da meta de viagens anunciada pelo governo

Jhulia Caballero

Jhulia Caballero

Minha paixão pela escrita me levou ao jornalismo, uma área que sempre me fascinou. Publiquei meu primeiro livro em 2022 e hoje trabalho com comunicação corporativa e redação tradicional como jornalista para a Business Moments. 2022 - Intercâmbio na Busan University of Foreign Studies 2024 Bacharelado, Jornalismo - Universidade Federal de Juiz de Fora

Leia também

Taxação dos EUA sobre produtos brasileiros acende alerta para segurança alimentar no país
Mercado

Taxação dos EUA sobre produtos brasileiros acende alerta para segurança alimentar no país

por Jhulia Caballero

A imposição de uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros pelos Estados Unidos, anunciada pelo presidente Donald Trump no início...

Leia maisDetails
Opep corta novamente previsões de crescimento da demanda de petróleo

Petróleo brasileiro deve ganhar fôlego no segundo semestre com queda no volume exportado

Raízen vende R$ 1,045 bilhão em ativos de cana-de-açúcar da Usina Santa Elisa para reduzir alavancagem

Raízen vende Usina Santa Elisa por R$ 1 bilhão

Goldman Sachs anuncia lucro líquido de US$ 3,72 bilhões no segundo trimestre, impulsionado pela atividade dos clientes

Goldman surpreende no 2º trimestre com alta no lucro e receita

Dark Kitchens segue em expansão no mercado

Dark kitchens ganham protagonismo e impulsionam nova lógica no setor de alimentação

Café futuro fica mais barato com previsão de chuvas no Brasil

Exportadores aceleram embarques de café antes de tarifa de 50% dos EUA

Próximo
IATA Revisa Projeções, Mas Setor Aéreo Ainda Espera Lucro Recorde em 2025

Voa Brasil atinge só 1,37% da meta de viagens anunciada pelo governo

A International Meal Company (IMC) concluiu a parceria estratégica para a gestão da marca KFC no Brasil por meio da Horizonte Restaurantes.

KFC ganha impulso no país após aliança firmada pela IMC

"Para 94% dos executivos e 88% dos empregados, a cultura organizacional também tem parte no sucesso de uma empresa a longo prazo"

Cultura organizacional pode elevar resultados financeiros em até 30%

Business Moment

© 2025 Business Moment.

  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nosso Política de Privacidade.