A BYD revelou segunda-feira uma nova plataforma para veículos elétricos que, segundo a empresa, permite recargas tão rápidas quanto o abastecimento em um posto de gasolina. Além disso, a montadora anunciou pela primeira vez a criação de uma rede de carregamento em toda a China.
Chamada de “superplataforma eletrônica”, a tecnologia alcança picos de carregamento de 1.000 quilowatts (kW), permitindo que os veículos percorram até 400 milhas com apenas cinco minutos de recarga, afirmou o fundador Wang Chuanfu durante um evento transmitido ao vivo da sede da empresa em Shenzhen. Com essa capacidade, a nova solução da BYD é duas vezes mais rápida que os supercarregadores mais recentes da Tesla, que atingem até 500 kW.
A tecnologia de carregamento rápido tem sido fundamental para aumentar a adoção de veículos elétricos, pois é vista como uma forma de ajudar a responder às preocupações dos motoristas de veículos elétricos quanto à capacidade de carregar seus carros rapidamente.
“Para resolver completamente a ansiedade de carregamento de nossos usuários, temos como meta tornar o tempo de carregamento de veículos elétricos tão curto quanto o tempo de reabastecimento de veículos a gasolina”, disse Wang.
O novo modelo de carregamento será disponibilizado inicialmente nos sedãs Han L e nos SUVs Tang L, com preços a partir de 270.000 iuanes (cerca de US$ 37.328). Para acompanhar essa nova tecnologia, a BYD planeja instalar mais de 4.000 unidades de carregamento ultrarrápido em toda a China.
A empresa, no entanto, não revelou prazos nem o montante do investimento para a construção dessas estações. Até agora, os proprietários de veículos da BYD dependiam, em grande parte, de pontos de recarga de outras montadas ou de estações públicas operadas por terceiros.
A Tesla oferece seus supercarregadores na China desde 2014, e as empresas chinesas menores, como a Nio, a Li Auto, a Xpeng e a Zeekr, também têm investido extensivamente e construído instalações de recarga há anos.