Após crescer 110% no número de lojas em 2024, a Minha Quitandinha, startup de tecnologia em varejo que atua no modelo de franquia de minimercado autônomo, planeja chegar à marca de 600 lojas em funcionamento em 2025, com um faturamento estimado em R$ 72 milhões. No último ano, a rede atingiu a marca de 300 lojas implantadas, em 24 estados brasileiros, com um faturamento superior a R$ 35 milhões.
De acordo com Douglas Pena, sócio-fundador e CRO da Minha Quitandinha, o projeto de expansão da rede contempla a abertura de lojas em espaços comerciais, como prédios empresariais. “Este ano, temos a meta de conquistar mais de 300 novos franqueados para integrar o nosso ecossistema, para isso, vamos investir na implantação de unidades em centros comerciais ou até mesmo em academias, além de continuar a expansão em condomínios”, pontua.
Para alcançar o objetivo de inaugurar mais de 300 novas lojas neste ano, a Minha Quitandinha adota estratégias para levar as lojas para novos mercados em diferentes ambientes, adotando mix de produtos específicos e desenhados para cada modelo. Para isso, a marca investe na ampliação da colaboração com fornecedores e marcas conhecidas pelos consumidores, para garantir a qualidade e variedade de produtos.
Diante dessas iniciativas, a rede se prepara para disponibilizar um projeto de capacitação e educação financeira, para acompanhar o desempenho das lojas e capacitar e incentivar o desenvolvimento de franqueados e multifranqueados. “Queremos nos aproximar cada vez mais de quem resolve investir nas nossas unidades, principalmente com a oferta da qualificação para os franqueados, a fim de auxiliar no crescimento do negócio e torná-lo cada vez mais promissor”, afirma Pena.
Apesar dos desafios enfrentados nos últimos meses, como a oscilação do mercado de suprimentos, a rede, que tem como pilar a tecnologia, investe no aperfeiçoamento de ferramentas próprias para compreender a necessidade dos consumidores. “Acompanhamos as mudanças no comportamento de compra dos clientes, que priorizam mais conveniência e economia, exigindo inovação constante e estratégias para fidelizar o público em um cenário desafiador”, compartilha o executivo.
Expansão internacional
Dando continuidade no projeto de expansão internacional iniciado no último ano, a Minha Quitandinha planeja inaugurar a primeira operação fora do Brasil em 2025. Com foco inicial nos Estados Unidos, Argentina e Espanha, a marca pretende replicar seu modelo e atingir novos públicos, marcando presença no cenário global. “Passamos quase um ano mapeando mercados estratégicos na América do Norte, América Latina e Europa, a fim de reafirmar o nosso propósito de oferecer conveniência e qualidade, com o DNA brasileiro”, finaliza o CRO.