O Conexão ODS, um dos mais importantes encontros de lideranças do setor empresarial do Brasil, está confirmado para os dias 07, 08 e 09 de agosto, em Natal – RN. Promovido pela Somos Um, Pacto Global – Rede Brasil, e, nesta edição, também pelo Sebrae RN e Centro Sebrae de Sustentabilidade, o evento tem como propósito central acelerar a transição para um mundo mais sustentável e contribuir para que os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU sejam atingidos, o evento busca engajar e conectar representantes dos principais setores do país – CEOs, acionistas, executivos, líderes universitários, poder público, empreendedores sociais, lideranças de povos indígenas, pessoas pretas, pessoas com deficiência e da comunidade LGBTQIAPN+ – na adoção e aprimoramento de práticas que promovam um futuro mais justo e equitativo para todos.
“O Conexão ODS é um convite para que as grandes mentes do nosso ecossistema empresarial saiam do óbvio e mergulhem em uma experiência que une visão estratégica a uma imersão de verdade na agenda da sustentabilidade. Nosso propósito é ir além do debate, gerando compromissos e ações concretas para um futuro mais justo”, afirma Ticiana Rolim, presidente da Somos Um e idealizadora do evento.
O cenário escolhido para o encontro é o Hotel Senac Barreira Roxa, em Natal–RN. O empreendimento, reconhecido por suas práticas sustentáveis, alinha-se perfeitamente à Agenda 2030. Com sua localização privilegiada à beira-mar, o ambiente oferece a leveza necessária para a quebra de paradigmas nos debates sobre um futuro mais justo e sustentável.
O diretor técnico do Sebrae RN, João Hélio, afirma que a entidade está comprometida em apoiar empreendedores na construção de negócios mais resilientes e preparados para os desafios das novas economias. “Sem dúvida, o evento será um marco nesse processo de transformação e alinhamento com as metas globais de desenvolvimento. Sediar o Conexão ODS no Rio Grande do Norte é uma oportunidade única de conectarmos empresários, gestores públicos e atores do ecossistema de impacto, fomentando parcerias estratégicas que fortaleçam a cultura da sustentabilidade em nossa região”, pontua.
Três frentes marcam o encontro, que também se destaca por uma abordagem engajadora, focada em gerar valor e acelerar resultados, transformando discussões em resultados concretos e gerando ações práticas para a sustentabilidade.
Os painéis discutirão, entre outros temas, justiça climática, água, investimentos de impacto, trabalho e renda dignos, equidade de gênero, tecnologia e ainda terá um painel especial sobre a COP 30 que acontece no Brasil, este ano. Nomes como Nathalia Arcuri, fundadora do Me Poupe!, Alcione Albanesi, presidente do Amigos do Bem, Luciana Costa, diretora do BNDES, e a norte-americana, Maren Costa, advisor para clima dos EUA e Ex-Líder de Design na Amazon e Microsoft, são alguns já confirmados.
“Aprofundar os debates sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que norteiam nossa principal estratégia junto às empresas, a Ambição 2030, é o que nos move por todo o nosso país e também fora dele. Agora, temos uma oportunidade ímpar de promover uma troca de experiências com os principais atores do Nordeste. Iremos discutir a promoção de práticas e iniciativas empresariais que resultem na maior preservação do meio ambiente e também tragam maior qualidade de vida a quem precisa“, defende Guilherme Xavier, co-diretor executivo do Pacto Global – Rede Brasil.
O Conexão ODS contará, mais uma vez, com o “Pod_Impactar”, um podcast focado no tema das novas economias. Com 11 episódios e tendo como convidados painelistas e participantes do evento, a cada episódio aprofundará temas diretamente relacionados à Agenda 2030, oferecendo análises e perspectivas valiosas que continuarão a inspirar e engajar a audiência muito após o encerramento do encontro.
“Acreditamos que o conhecimento sobre sustentabilidade deve ser acessível a todos. Os conteúdos do ‘Pode Impactar’ serão ferramentas essenciais para desmistificar a Agenda 2030 e inspirar a ação em larga escala, levando a riqueza dos nossos debates para um número muito maior de pessoas“, enfatiza Ticiana.
O Conexão ODS é viabilizado por uma sólida rede de parcerias. O evento conta com o patrocínio de Banco do Nordeste, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Grupo Aço Cearense, Grupo Boticário e Instituto Riachuelo. Além disso, tem apoio da Brisanet, Café Santa Clara, SENAC RN e Fecomércio RN, e Solar – Coca-Cola. A InterTV é a parceira de mídia, assegurando a ampla divulgação dos debates e das soluções propostas.