• Cadastre-se
  • Colunistas
  • Contato
  • Home
  • Política de privacidade
quinta-feira, 31 julho, 2025
Business Moment
  • Assine nossa newsletter
  • Login
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
Sem resultados
Ver todos resultados
Business Moment
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Mercado

Consumidor prefere compras online e idas às lojas físicas diminuem

Pesquisa CX Trends 2025, da Octadesk e Opinion Box, revela as tendências do comportamento dos consumidores para este ano

Jhulia Caballero por Jhulia Caballero
14/03/2025
em Mercado
A A
Imagem: Drazen Zigic

Imagem: Drazen Zigic

LEIA TAMBÉM

E-COMMERCE: Quase 60% das empresas mineiras vendem pela internet 

Aeroportos da Região Norte registram alta de quase 7% no primeiro semestre do ano

O consumidor tem comprado cada vez mais em lojas virtuais e marketplaces e optado menos por lojas físicas, segundo a pesquisa CX Trends 2025, realizada pela Octadesk, plataforma de atendimento da LWSA, em parceria com o Opinion Box. 

De acordo com o levantamento, 64% dos entrevistados revelaram preferência por lojas físicas – 3 pontos percentuais a menos que o apurado na edição do ano passado do mesmo estudo. Já a busca por compras em sites e lojas virtuais chegou a 77% dos consumidores. Ainda, entre os pesquisados, 43% ainda afirmaram fazer compras por aplicativos das lojas e 15% disseram comprar por meio de redes sociais, como Whatsapp e Instagram. 

A conveniência e os custos impulsionam essa preferência do consumidor pelo online. Segundo o estudo, entre os motivos da compra online estão frete grátis (62%), qualidade do produto ou serviço (56%) e preço baixo (53%). Os principais canais de compra incluem lojas online (68%), marketplaces (66%), WhatsApp (30%) e Instagram (28%). 

Personalização de mensagens influencia compras

Além do frete grátis e comodidade, a hiperpersonalização e a inteligência artificial (IA) influenciam 6 a cada 10 decisões de compra de produtos ou serviços. Nos últimos 12 meses, 68% dos consumidores destacaram a personalização no atendimento como fator de decisão, enquanto 50% apontaram que já tiveram experiência com  IA ao fazerem suas compras – um crescimento de 8 pontos percentuais em relação ao ano anterior. 

Além disso, 35% dos entrevistados afirmaram ter vivenciado recomendações personalizadas por meio de IA em suas compras de produtos ou contratação de serviço. “Hoje, além de qualidade ou eficiência, o consumidor quer uma experiência que entenda e se conecte às suas necessidades. A tecnologia deve ser usada como aliada para potencializar o atendimento humano, e não substituí-lo. Essa combinação cria uma experiência que realmente faz a diferença para o cliente e traz uma oportunidade de aumento de receita para as empresas”, afirma Rodrigo Ricco, Fundador e Diretor Geral da Octadesk. 

O CX Trends 2025 foi realizado pela Octadesk em parceria com o Opinion Box, apoiado pela Vindi, Locaweb, Moskit, Bling e KingHost, e ouviu mais de 2 mil consumidores online acima de 16 anos de todo o Brasil e de todas as classes sociais. A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais. Para acessar o relatório completo, clique aqui.    

Tags: Compras Online
Anterior

ABBAAS defende regulação equilibrada do Banking as a Service no Brasil em documento ao Banco Central

Próximo

Tetr anuncia bolsa de U$ 1 milhão para estudantes empreendedores brasileiros

Jhulia Caballero

Jhulia Caballero

Minha paixão pela escrita me levou ao jornalismo, uma área que sempre me fascinou. Publiquei meu primeiro livro em 2022 e hoje trabalho com comunicação corporativa e redação tradicional como jornalista para a Business Moments. 2022 - Intercâmbio na Busan University of Foreign Studies 2024 Bacharelado, Jornalismo - Universidade Federal de Juiz de Fora

Leia também

E-COMMERCE: Quase 60% das empresas mineiras vendem pela internet 
Mercado

E-COMMERCE: Quase 60% das empresas mineiras vendem pela internet 

por Jhulia Caballero

Pesquisa E-commerce 2025, realizada entre 1º e 07 de julho pelo Núcleo de Inteligência e Pesquisa da Fecomércio MG, com...

Leia maisDetails
Aeroportos da Região Norte registram alta de quase 7% no primeiro semestre do ano

Aeroportos da Região Norte registram alta de quase 7% no primeiro semestre do ano

Google investirá US$ 6 bilhões em data center no sul da Índia

Google investirá US$ 6 bilhões em data center no sul da Índia

JPMorgan permitirá compras de criptomoedas por meio de cartões de crédito

JPMorgan permitirá compras de criptomoedas por meio de cartões de crédito

Visa oferece US$ 100 milhões para substituir Mastercard no cartão da Apple

JPMorgan avança em negociação para operar o Apple Card, diz WSJ

Warren Buffett vende suas ações da Apple

Berkshire Hathaway vende participação na VeriSign por US$ 1,23 bilhão

Próximo
Tetr anuncia bolsa de U$ 1 milhão para estudantes empreendedores brasileiros

Tetr anuncia bolsa de U$ 1 milhão para estudantes empreendedores brasileiros

Ibá e Arapyaú firmam parceria em prol da restauração florestal no Brasil

Ibá e Arapyaú firmam parceria em prol da restauração florestal no Brasil

Com impacto ambiental 20 vezes menor, tecnologia revoluciona sustentabilidade na indústria alimentícia

Com impacto ambiental 20 vezes menor, tecnologia revoluciona sustentabilidade na indústria alimentícia

Business Moment

© 2025 Business Moment.

  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nosso Política de Privacidade.