• Cadastre-se
  • Colunistas
  • Contato
  • Home
  • Política de privacidade
segunda-feira, 15 dezembro, 2025
Business Moment
  • Assine nossa newsletter
  • Login
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
Sem resultados
Ver todos resultados
Business Moment
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Mercado

Consumidor prefere compras online e idas às lojas físicas diminuem

Pesquisa CX Trends 2025, da Octadesk e Opinion Box, revela as tendências do comportamento dos consumidores para este ano

Jhulia Caballero por Jhulia Caballero
14/03/2025
em Mercado
A A
Imagem: Drazen Zigic

Imagem: Drazen Zigic

LEIA TAMBÉM

Rede D’Or Anuncia pagamento de R$ 8,12 Bilhões em dividendos e JCP

Enel pode perder concessão após advertência do governo federal

O consumidor tem comprado cada vez mais em lojas virtuais e marketplaces e optado menos por lojas físicas, segundo a pesquisa CX Trends 2025, realizada pela Octadesk, plataforma de atendimento da LWSA, em parceria com o Opinion Box. 

De acordo com o levantamento, 64% dos entrevistados revelaram preferência por lojas físicas – 3 pontos percentuais a menos que o apurado na edição do ano passado do mesmo estudo. Já a busca por compras em sites e lojas virtuais chegou a 77% dos consumidores. Ainda, entre os pesquisados, 43% ainda afirmaram fazer compras por aplicativos das lojas e 15% disseram comprar por meio de redes sociais, como Whatsapp e Instagram. 

A conveniência e os custos impulsionam essa preferência do consumidor pelo online. Segundo o estudo, entre os motivos da compra online estão frete grátis (62%), qualidade do produto ou serviço (56%) e preço baixo (53%). Os principais canais de compra incluem lojas online (68%), marketplaces (66%), WhatsApp (30%) e Instagram (28%). 

Personalização de mensagens influencia compras

Além do frete grátis e comodidade, a hiperpersonalização e a inteligência artificial (IA) influenciam 6 a cada 10 decisões de compra de produtos ou serviços. Nos últimos 12 meses, 68% dos consumidores destacaram a personalização no atendimento como fator de decisão, enquanto 50% apontaram que já tiveram experiência com  IA ao fazerem suas compras – um crescimento de 8 pontos percentuais em relação ao ano anterior. 

Além disso, 35% dos entrevistados afirmaram ter vivenciado recomendações personalizadas por meio de IA em suas compras de produtos ou contratação de serviço. “Hoje, além de qualidade ou eficiência, o consumidor quer uma experiência que entenda e se conecte às suas necessidades. A tecnologia deve ser usada como aliada para potencializar o atendimento humano, e não substituí-lo. Essa combinação cria uma experiência que realmente faz a diferença para o cliente e traz uma oportunidade de aumento de receita para as empresas”, afirma Rodrigo Ricco, Fundador e Diretor Geral da Octadesk. 

O CX Trends 2025 foi realizado pela Octadesk em parceria com o Opinion Box, apoiado pela Vindi, Locaweb, Moskit, Bling e KingHost, e ouviu mais de 2 mil consumidores online acima de 16 anos de todo o Brasil e de todas as classes sociais. A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais. Para acessar o relatório completo, clique aqui.    

Tags: Compras Online
Anterior

ABBAAS defende regulação equilibrada do Banking as a Service no Brasil em documento ao Banco Central

Próximo

Tetr anuncia bolsa de U$ 1 milhão para estudantes empreendedores brasileiros

Jhulia Caballero

Jhulia Caballero

Minha paixão pela escrita me levou ao jornalismo, uma área que sempre me fascinou. Publiquei meu primeiro livro em 2022 e hoje trabalho com comunicação corporativa e redação tradicional como jornalista para a Business Moments. 2022 - Intercâmbio na Busan University of Foreign Studies 2024 Bacharelado, Jornalismo - Universidade Federal de Juiz de Fora

Leia também

Rede D’Or Anuncia pagamento de R$ 8,12 Bilhões em dividendos e JCP
Mercado

Rede D’Or Anuncia pagamento de R$ 8,12 Bilhões em dividendos e JCP

por João Pedro Camargo Corenciuc

A Rede D’Or São Luiz (RDOR3) movimentou o mercado na última sexta-feira (12) ao anunciar a aprovação do pagamento de...

Leia maisDetails
Governo pede à Aneel para abrir processo contra Enel SP

Enel pode perder concessão após advertência do governo federal

Ação deixa a Nasdaq e estreia na B3

B3 Aumenta Projeções de Capex e Despesas para 2026 e anuncia recompra de ações

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) deve aprovar ainda nesta semana a fusão entre a Petz e a Cobasi

Cade aprova fusão entre Petz e Cobasi

Telefônica compra CyberCo Brasil por R$ 212 milhões

Telefônica compra CyberCo Brasil por R$ 212 milhões

Daycoval entra no mercado de consórcios em parceria com a Rodobens

Daycoval entra no mercado de consórcios em parceria com a Rodobens

Próximo
Tetr anuncia bolsa de U$ 1 milhão para estudantes empreendedores brasileiros

Tetr anuncia bolsa de U$ 1 milhão para estudantes empreendedores brasileiros

Ibá e Arapyaú firmam parceria em prol da restauração florestal no Brasil

Ibá e Arapyaú firmam parceria em prol da restauração florestal no Brasil

Com impacto ambiental 20 vezes menor, tecnologia revoluciona sustentabilidade na indústria alimentícia

Com impacto ambiental 20 vezes menor, tecnologia revoluciona sustentabilidade na indústria alimentícia

Business Moment

© 2025 Business Moment.

  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nosso Política de Privacidade.