O alto número de informações nos dias atuais tem causado cada vez mais preocupação nas empresas, uma vez que, um dado errado ou fora de contexto pode prejudicar (e muito) o funcionamento dos negócios. Para debater de que forma esses dados devem ser estruturados pelas organizações, especialmente quando se fala sobre o uso deles pela inteligência artificial, o Conselho Regional de Administração de São Paulo – CRA-SP, por meio do seu Grupo de Excelência em Governança, Riscos e Compliance – GEGRC, irá realizar o evento “O desafio dos dados na era da IA”.
O webinar, que será transmitido ao vivo pelo Canal A Serviço da Administração, acontecerá no dia 18 de março, das 18h30 às 20h00, e visa mostrar como as organizações devem preparar seus dados, capacitar as pessoas e maximizar o valor da IA para transformar insights em vantagens competitivas.
Para o coordenador do GEGRC e moderador do evento, Adm. Fernando Lage, o encontro, que terá como expositores Sergio Mantovani, expert em inteligência artificial com foco em responsabilidade e governança; e Denis Cuenca, diretor de auditoria e compliance da Vale, é uma grande oportunidade para discutir os desafios dos dados na era da inteligência artificial e as oportunidades emergentes para os futuros profissionais de Governança, Riscos e Compliance.
Estruturação de dados no âmbito corporativo
De acordo com a Gartner, consultoria que fornece insights para organizações em todo o mundo, empresas que deixam seus dados soltos e não possuem o hábito de armazená-los ou usá-los como ferramenta para crescimento podem ter uma eficiência quatro vezes menor do que aquelas que utilizam as informações a seu favor. Mantovani ainda acrescenta que quando os dados estão organizados, as empresas tomam decisões informadas e precisas. “Isso ajuda na governança eficaz e conformidade com regulamentos. Além disso, empresas que conectam dados aos casos de uso de negócio tendem a ser mais bem-sucedidas em utilizar inteligência artificial”, diz o expositor do webinar.
Para o especialista, a estruturação dos dados nos negócios ainda enfrenta desafios significativos. “Muitas empresas possuem grandes volumes de informações, mas nem sempre elas estão estruturadas de forma a maximizar seu valor. A interpretação dos dados surge como um grande desafio e há uma clara necessidade de capacitação e desenvolvimento das pessoas e empresas para lidar com isso de maneira eficaz. Empresas bem-sucedidas nessa jornada focam em pilares fundamentais como realização de valor, talento e cultura, plataforma de dados e IA”, finaliza Mantovani.