Em prol do Rio Grande do Sul, empresas criam contato inteligente para vítimas localizarem familiares

Contato criado pela Dawntech e Blip tem o objetivo de centralizar informações e permite encontrar e fornecer informações sobre desaparecidos e resgatados, adotar pets sem lar e apoiar voluntários

Com a tragédia do estado do Rio Grande do Sul nos últimos dias e mais de 80 mil famílias impactadas, conforme o mais recente boletim da Defesa Civil do estado, diversas empresas têm se empenhado para auxiliar neste momento delicado. A Blip e a Dawntech criaram um contato inteligente no WhatsApp capaz de conectar e divulgar informações de pessoas e pets desaparecidos ou resgatados. Além disso, também é possível demonstrar interesse em oferecer lar temporário para animais, ver informações sobre abrigos e saber sobre como solicitar ajuda ou apoiar na reconstrução do RS.

Nomeado como “SOS Rio Grande do Sul”, o chatbot centraliza em um único número de WhatsApp mais de 70 planilhas de pessoas e pets desaparecidos. A centralização das informações auxilia a população a focar em encontrar entes queridos, assim como amplia o alcance de quem quer ajudar: são mais de 100 mil pessoas registradas e mais de 3 mil pets reunidos no contato. Isso foi possível graças à integração com os dados de iniciativas como a Petmapa e buscaresgatados.

Desde a disponibilização do contato, no dia 10 de maio, tem sido registrado uma média de pelo menos 100 usuários por dia que utilizam a solução. “Como uma empresa do Rio Grande do Sul e que teve parte da equipe afetada pela enchente, nos sensibilizamos e estamos comprometidos em oferecer ajuda durante este momento de calamidade pública. Pensamos em como poderíamos usar nossas soluções e experiência para fazer uma diferença real. Foi então que criamos em conjunto com a Blip um contato inteligente que centraliza as informações e permite outras ações de forma rápida e escalável. Esperamos conseguir alcançar cada vez mais pessoas e contribuir de forma significativa”, comenta Levindo Taschetto, CEO e fundador da Dawntech.

A Dawntech criou e desenvolveu o bot, enquanto a Blip disponibilizou sua tecnologia e plataforma sem custos para as transações de mensagens, além de apoiar na divulgação. “Esse é um momento de mobilização e solidarização de todo o país e umas das formas que temos de apoiar o Rio Grande do Sul é por meio das nossas soluções. Nosso desejo é que famílias, amigos e pets consigam se reencontrar. O WhatsApp possui uma interface já conhecida pelos brasileiros e o contato inteligente “SOS Rio Grande do Sul” ajuda as pessoas a terem acesso a importantes informações de maneira fácil“, afirma Daniel Costa, Chairman & Head of People da Blip.

A solução desenvolvida possui integração com ferramentas de IA, como uma tecnologia que ajuda a identificar e entender as características das imagens de animais desaparecidos que são enviadas, e também outra para processamento da busca nas diferentes planilhas. Outras funcionalidades que o contato de WhatsApp disponibiliza são o acesso rápido a recursos de apoio aos impactados (como doações e recursos para tutores de pets) e a atualização de hora em hora dos bancos de dados.

Para acessar o contato inteligente, basta falar com o chatbot por meio do número: +55 11 964296974 ou pelo link (clique aqui).

Por se tratar de envio de informações pessoais, o compromisso com a privacidade e segurança dos dados dos usuários é prioridade. Antes de iniciar a conversa com o contato, o usuário é informado que ao utilizar o sistema de auxílio a vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul, todas as informações fornecidas serão tratadas de forma confidencial e utilizadas exclusivamente para os fins específicos descritos. 

Sair da versão mobile