EMS e Mercado Farma apostam em inteligência artificial para ampliar vendas

Divulgação

A EMS e o Mercado Farma, plataforma de e-commerce B2B do Grupo NC, controlador da farmacêutica, anunciaram uma inovação que promete transformar a experiência de compra das farmácias: a funcionalidade “Pedido Inteligente”, que utiliza inteligência artificial para recomendar, de forma prática e personalizada, produtos estratégicos para cada estabelecimento com base no histórico de compras, ajudando o varejo a otimizar sortimento, reduzir rupturas e ampliar o potencial de vendas.

Ao acessar a nova ferramenta, que é integrada ao menu principal da plataforma, o usuário encontra: Uma lista personalizada de produtos sugeridos pela inteligência artificial, de acordo com o perfil de compra da farmácia; Um campo de busca exclusivo para filtrar entre as sugestões; Todos os recursos do card de produto padrão, como informações, imagens e botões de compra.

O lançamento do novo recurso ocorreu durante a primeira Liveshop nacional realizada por EMS e Mercado Farma, em parceria com o Grupo SC, que reuniu milhares de farmácias em todo o país, com ofertas exclusivas, conteúdo estratégico para o varejo e participação de especialistas, marcando um novo patamar de conexão com PDVs em todo o Brasil.

Lançado em agosto de 2024, o Mercado Farma rapidamente se consolidou como um dos principais canais de vendas online do setor farmacêutico. Em seu primeiro ano, a plataforma já movimentou mais de R$ 1 bilhão e atingiu acima de 34 mil PDVs, superando todas as expectativas.

Com atuação pelo Brasil inteiro, tem mais de 70 distribuidores cadastrados, comercializando produtos da EMS e dos demais laboratórios farmacêuticos do Grupo NC, totalizando 1800 SKUs. Mensalmente, transitam mais de 200 mil pedidos dentro da plataforma. No último mês de junho, 47% das vendas de medicamentos genéricos do Grupo NC foram realizadas por meio do autosserviço – superando já em 2 pontos percentuais as projeções para o período -, consolidando o Mercado Farma como referência em inovação no setor farmacêutico B2B.

Para Marcus Sanchez, vice-presidente da EMS, esses resultados reforçam como a plataforma se tornou referência estratégica não apenas pelo volume de transações, mas também por oferecer inteligência de mercado para o varejo farmacêutico. “O Mercado Farma nasceu para ser um vetor de crescimento e eficiência para o setor. Em um ano, já movimentou mais de R$ 1 bi, e nossa expectativa é avançar ainda mais em 2025, com um crescimento de 48% versus 2024. Estamos conectando farmácias de todo o Brasil a oportunidades comerciais que antes eram restritas a poucos, e isso tem impacto direto no acesso da população a medicamentos”, avalia.

Diego Neufert, CTO do Grupo NC, destaca a inclusão da inteligência artificial na plataforma: “O ‘Pedido Inteligente’ é mais um passo para oferecer uma jornada de compra personalizada, aproveitando dados reais de consumo para apoiar decisões mais assertivas. O objetivo é simplificar processos, melhorar o sortimento e gerar mais rentabilidade para as farmácias, tudo isso possível apenas com o uso de inteligência artificial”.

A estratégia de divulgação da nova ferramenta do Mercado Farma “Pedido Inteligente” inclui campanhas nas redes sociais, landing pages com automação de e-mails, uso de chatbots durante transmissões ao vivo e ações de follow-up e remarketing após as lives. A coleta de feedback e a análise de KPIs permitirão o aprimoramento contínuo da funcionalidade.

Sair da versão mobile