O consumo inteligente da energia tem ganhado cada vez mais a adesão das organizações do ramo de varejo alimentar, tendo em vista que o custo com o recurso chega a superar o patamar dos 25% em termos de despesas operacionais entre as empresas que atuam no setor. De olho nas possibilidades de racionalizar o consumo de energia e, assim, reduzir os gastos nesse segmento, três empresas do setor supermercadista fecharam com a GreenYellow, multinacional francesa que fornece soluções com foco na transição energética dos clientes, contratos na área de eficiência energética. As cadeias varejistas em questão atuam nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina e Paraná.
Os projetos se enquadram na modalidade “Utility as a Service”, por meio da qual a GreenYellow se responsabiliza pelo investimento financeiro, além da aquisição e instalação dos ativos, instaurando um amplo processo de modernização do parque luminotécnico dos clientes. A empresa investirá nesses negócios o total de R$14,5 milhões, valor que se converterá na instalação de quase 50 mil lâmpadas.
Segundo o presidente da GreenYellow, Marcelo Xavier, a concretização desses contratos contribui para fortalecer o posicionamento da GreenYellow como importante player no segmento de eficiência energética voltado ao varejo alimentício no Brasil. “A modalidade ‘as a Service’ está se confirmando como a mais atrativa no mercado atualmente. Esse fato, aliado ao lastro financeiro da organização e ao conhecimento técnico da equipe, contribui para aumentar a carteira de clientes supermercadistas da GreenYellow”, afirma o executivo.
“A eficiência energética é chave para o processo de um consumo mais inteligente. No âmbito do varejo alimentar, por exemplo, isso fica muito evidente, uma vez que há uma variedade de ações que podem ser feitas para se reduzir o uso da energia, como nas áreas de frio alimentar, ar-condicionado e iluminação. A GreenYellow trabalha em todas essas frentes e tem em seu portfólio soluções que se adequam a cada realidade das empresas”, enfatiza Xavier.