iFood anuncia aquisição da Advolve para acelerar crescimento de Ads

Os movimentos do iFood no sentido de diversificar sua atuação ocorrem em um contexto de crescente concorrência no mercado de delivery brasileiro.

IFood/Divulgação

O iFood anunciou a aquisição da Advolve, uma startup brasileira especializada em inteligência artificial (IA) aplicada ao marketing de performance. O movimento tem como objetivo principal acelerar e otimizar as soluções oferecidas pela sua crescente frente de Ads (publicidade), com foco em clientes da indústria e no ecossistema de delivery.

A aquisição é estratégica para o iFood, que projeta que sua vertical de Ads – que engloba soluções de marketing para restaurantes e empresas – cresça cinco vezes até 2030. A plataforma busca se tornar uma conexão ainda mais eficiente e completa na relação entre marcas e seus 60 milhões de usuários mensais em 1.500 cidades do país.

A principal contribuição da Advolve reside em sua arquitetura de IA, capaz de:

Com a integração, as empresas poderão segmentar o público do iFood de acordo com os objetivos de cada marca, ampliando a presença das campanhas em ambientes digitais e aprimorando a precisão do modelo de closed loop. Este modelo mede todo o ciclo da campanha até a venda final, garantindo clareza sobre o impacto direto das ações de marketing.

“A Advolve chega para potencializar a frente de Ads com inteligência artificial em toda a jornada de uma campanha,” explicou Sam James, vice-presidente de Ads do iFood. Ele ressaltou que a iniciativa alinha o crescimento da plataforma a uma visão de ser uma empresa totalmente guiada por IA, resultando em ofertas mais personalizadas e relevantes para o usuário.

Lançada em 2021, a vertical iFood Ads já oferece acesso qualificado a usuários em momentos de alta intenção de compra, contando com mais de 230 empresas anunciantes nos segmentos de restaurantes, supermercados, farmácias e pet shops. Os maiores anunciantes do iFood Ads registraram um incremento de mais de 40% na receita, e a vertical com foco na indústria cresceu 70% neste ano.

A parceria com a Advolve não é nova. Em fevereiro, a Prosus Ventures – controladora do iFood – já havia investido na startup. Testes conjuntos mostraram um retorno em vendas incremental para as marcas de mais de quatro vezes o valor investido, pavimentando o caminho para a aquisição.

Os fundadores da Advolve e todos os funcionários permanecerão na empresa, que continuará atendendo clientes externos e focando na indústria de bens de consumo, mas com a missão central de oferecer uma solução 360 para o ecossistema iFood.

A aquisição reflete a consolidação do segmento de Retail Media como o novo motor da publicidade digital global. A previsão da Forrester é que os gastos globais com esta frente superem US$ 300 bilhões até 2030. Na América Latina, este é o canal digital de crescimento mais rápido, com investimento projetado para dobrar e atingir US$ 5 bilhões até 2030. Este crescimento é impulsionado pela alta precisão e pelo uso de dados primários proprietários, características que a Advolve potencializa no iFood.

Sair da versão mobile