Interiorização à vista: Estudo aponta que cidades fora das capitais são melhores para franquias 

Dados divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) mostram que 14 das 30 cidades que mais cresceram por operação em franquias no Brasil estão no interior.

Reprodução/Getty Images

A Associação Brasileira de Franchising (ABF) acaba de divulgar um novo levantamento com dados sobre o impacto positivo da estratégia de interiorização para quem deseja investir em uma franquia. Segundo o Ranking das 30 Maiores Cidades, 50% das cidades (14) que mais cresceram percentualmente por operação de franquias no Brasil não estão nas capitais. O estudo avaliou o aumento de unidades do setor durante o primeiro semestre de 2021, comparado ao mesmo período de 2022. Para o diretor de relacionamento e novos negócios da Associação Brasileira de Franchising (ABF-RJ), Umberto Papera Filho, investir na interiorização garante aluguéis até 50% mais baixos do que em grandes cidades, além de uma menor concorrência.  

“Entrar no franchising fora das capitais oferece muitos benefícios para o investidor, como menor concorrência, custos operacionais potencialmente mais baixos e uma demanda de clientes que são pouco abastecidos naquela região. Nas cidades menores, o preço dos aluguéis pode custar até metade do valor, quando comparado com as capitais, por exemplo Além disso, caso a marca faça o dever de casa de construir uma relação afetiva com a comunidade, ou seja, entendendo questões culturais e regionais, haverá também maior aceitação e potencial de crescimento”, explica o especialista em franchising e CEO da Wings Company, empresa especializada em formatação e aceleração de franquias.  

Umberto, que conta no currículo com trabalho junto à grandes marcas como Melissa, Bob’s, Reserva, Giraffas e TT Burger, indica os pontos cruciais na hora de empreender nessas regiões. “Pesquise o mercado local e entenda as necessidades e o perfil dos consumidores de lá. Se necessário, adapte o modelo de negócios para aquela realidade, mas sem perder a identidade da franquia. Estabeleça conexão com a comunidade local para construir uma relação sólida e promover a marca”, orienta o profissional.  

Para os brasileiros interessados em investir no interior, contar com o know-how de uma franqueadora experiente no assunto aumenta as chances de conduzir um negócio bem-sucedido. Por isso, listamos algumas marcas que oferecem modelos de franquias e estratégias desenvolvidas especialmente para a interiorização da marca

Sair da versão mobile