O LinkedIn, a maior rede social profissional do mundo, reafirma seu compromisso com o enfrentamento da desigualdade social ao anunciar uma nova parceria filantrópica e doar 2,5 milhões de reais para cinco Organizações da Sociedade Civil brasileira: Das Pretas, Associação Mulheres Quilombolas Em Ação Dandara dos Palmares, Associação das Mulheres Munduruku Wakoborun, Sim Eu Sou do Meio e Malungu. Essas contribuições marcam o início de uma ampla iniciativa liderada pela equipe de Impacto Social do LinkedIn, conhecida como Global Root Causes Fund.
Além da doação, o LinkedIn está oferecendo treinamento qualificado aos beneficiários em parceria com a Brazil Foundation, uma organização sem fins lucrativos que mobiliza recursos para projetos e ações que transformam o Brasil, e está oferecendo treinamento para o desenvolvimento de capacidades para os beneficiários. Uma das atividades previstas para março de 2024 é o Encontro de Lideranças, que reunirá outras 40 instituições parceiras da BrazilFoundation, que atuam nas áreas de Empreendedorismo Negro, Equidade de Gênero, Meio Ambiente e Mudança Climática e, Educação. Esta iniciativa possibilita a troca de experiências e aprendizados para que desenvolvam seus projetos.
O Global Root Causes Fund do LinkedIn foi criado com objetivo de oferecer uma parceria de longo prazo à Organizações da Sociedade Civil que trabalham pela busca da justiça social em todo o mundo, ou seja, organizações que se dedicam a combater as profundas causas da desigualdade econômica estrutural enraizada. O Brasil foi escolhido como local de lançamento desta iniciativa, e o financiamento atribuído destina-se especificamente a apoiar as comunidades negras e indígenas em sua busca por capacitação econômica, maior empregabilidade e desenvolvimento profissional de seus assistidos.
“O objetivo do LinkedIn é criar oportunidades econômicas para os profissionais de todo o mundo. Para isso se concretizar, é fundamental enfrentarmos as barreiras históricas e sistêmicas que impedem oportunidades econômicas de serem geradas”, explica Meg Garlinghouse, VP de Impacto Social do LinkedIn. “Com o nosso fundo “Root Causes”, aspiramos a criação de um futuro econômico mais equitativo para todos”, continua.
Além de doações financeiras, os esforços de impacto social do LinkedIn no Brasil incluem o fornecimento gratuito de publicidade e consultoria de marketing para organizações sem fins lucrativos com foco na equidade racial e de gênero, oportunidades econômicas para profissionais e sustentabilidade, além de um centro de recursos on-line gratuito para organizações sem fins lucrativos usarem a plataforma do LinkedIn para ampliar sua missão.