Nessa sexta-feira (29), o presidente Lula (PT) passa por uma cirurgia no lado direito do quadril, no hospital Sírio-Libanês de Brasília. A previsão é de que o presidente fique internado até terça-feira (3), porém o seu vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) afirmou que não deve assumir o cargo durante a recuperação de Lula.
O vice-presidente costuma assumir em caso de afastamento por doenças ou outros motivos de saúde e viagens ao exterior. Na legislação, não há regras específicas para quando o cargo deve ser transmitido, porém o próprio Alckmin que também é médico afirmou que não existe necessidade , e que o presidente pode trabalhar tranquilamente do Palácio da Alvorada ou do próprio hospital.
Lula afirmou, “Se depender de mim, não fico nem um dia afastado. Me interno na sexta-feira, faço a cirurgia, que peço a Deus que corra bem e, se depender de mim, na segunda-feira estarei lá no Palácio do Planalto despachando, ou no Alvorada”. O palácio foi adaptado para as necessidades pós-operatórias do presidente.