Menos intenção e mais ação!

Estamos iniciando o mês em que se comemora o Dia Internacional das Mulheres, no dia 08 de março. Contudo, será que estamos fazendo jus a essa comemoração?

A UNESCO acredita que todas as formas de discriminação baseadas no gênero são violações dos direitos humanos, bem como um obstáculo significativo à realização da Agenda para o Desenvolvimento Sustentável de 2030 e dos seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A nossa mensagem é clara: mulheres e homens devem usufruir da igualdade de oportunidades, escolhas, capacidades, poder e conhecimento como cidadãos iguais. Equiparar garotas e garotos, mulheres e homens com os conhecimentos, valores, atitudes e aptidões para combater as disparidades de gênero é uma condição prévia para a construção de um futuro sustentável para todos”. Fonte: Unesco. Igualdade de gênero.

Contudo, um estudo global elaborado pelo Fórum Econômico Mundial em 2022 mostrou que as mulheres ocupam apenas 1/3 dos cargos de liderança em empresas. No Brasil, a situação não é diferente. Dados da pesquisa Women in Business, da consultoria Grant Thornton, realizada no mesmo ano com mais de 250 empresas médias brasileiras, indicaram que apenas 38% dos cargos de alta liderança são ocupados por mulheres. Estudo da CNI (Confederação Nacional da Indústria) de 2023 aponta que esse percentual é ainda menor no setor industrial, onde as mulheres ocupam apenas 29% dos cargos de liderança. Fonte: Rede Brasil Pacto Global “1 ano de Ambição 2030” (relatório 2022 – 2023).

De acordo com dados do Fórum Econômico Mundial de 2023, no ritmo atual a igualdade de gênero será alcançada em 131 anos, horizonte esse que retrocedeu 35 anos devido a pandemia do Covid-19. Fonte: Serrano, L.R. “A igualdade só será alcançada em 131 anos”.

Então, antes das homenagens, vamos às perguntas:

Sua empresa tem algum programa com metas para equidade de gênero?

Qual é o percentual de mulheres em cargos de liderança em sua empresa?

Qual é o percentual de mulheres em cargos de alta liderança em sua empresa?

Qual é o percentual de mulheres no quadro funcional de sua organização?

Qual o percentual de mulheres negras em cargos de alta liderança?

Qual o percentual de mulheres negras no quadro funcional de sua organização?

Qual o percentual de mulheres com deficiência em posição de alta liderança em sua organização?

Qual o percentual de mulheres com deficiência no quadro funcional de sua organização?

Qual o percentual de mulheres trans em posição de alta liderança na sua organização?

Qual o percentual de mulheres trans no quadro funcional de sua empresa?

Qual o percentual de mulheres que permanecem na organização por 24 meses ou mais após a licença maternidade?

Sua organização mede o salário base das mulheres em relação aos homens?

Sua organização aplica alguma metodologia de transversalidade de gênero nas políticas de remuneração e benefícios?

Pense nisso! 

Empoderar mulheres e promover a equidade de gênero em todas as atividades sociais e da economia são garantias para o efetivo fortalecimento das economias, o impulsionamento dos negócios, a melhoria da qualidade de vida de mulheres, homens e crianças, e para o desenvolvimento sustentável.

Estes princípios estão relacionados aos:

ODS 5 – Igualdade de gênero.

ODS 8 – Trabalho decente e crescimento econômico.

ODS 10 – Redução das desigualdades

ODS 17 – Parcerias e meios de implementação

Fonte: ONU Mulheres Brasil. ONU Mulheres, UNOPS e Ministério Público do Trabalho lançam série de vídeos sobre desigualdades de raça e gênero no mundo do trabalho. 

Sair da versão mobile