• Cadastre-se
  • Colunistas
  • Contato
  • Home
  • Política de privacidade
quinta-feira, 21 agosto, 2025
Business Moment
  • Assine nossa newsletter
  • Login
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
Sem resultados
Ver todos resultados
Business Moment
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Mercado

Na contramão dos millennials, jovens da geração Z preferem Região central de SP para compras e gastronomia, segundo pesquisa da Apecc

Levantamento feito pelo Instituto Orbis com exclusividade para a associação mostra que a região central tem no comércio uma de suas principais fortalezas.

João Pedro Camargo Corenciuc por João Pedro Camargo Corenciuc
24/11/2023
em Mercado, Últimas
A A
Reprodução/Loft

Reprodução/Loft

LEIA TAMBÉM

Cade dá aval a operação bilionária entre Ultragaz e Supergasbras

Aegea anuncia a aquisição da Ciclus Rio por mais de R$ 1 bilhão

A diversidade de opções de gastronomia, bares, padarias e confeitarias é o principal atrativo da região central de São Paulo para os jovens de até 24 anos que vivem na cidade. O centro da capital obteve a maior média de todos os bairros entre esse público (em uma escala de 0 a 10, a média ficou em 6,77). 

O dado faz parte de uma pesquisa inédita feita pelo Instituto Orbis com exclusividade para a Associação Paulista dos Empreendedores do Circuito das Compras (APECC), e que mostram a força do comércio dos bairros do centro de São Paulo. Além disso, o estudo identificou que cerca de metade dos paulistanos e moradores do centro da capital acreditam que a região oferece boas opções de lojas, feiras e espaços de compra e serviços. 

Márcio Pereira, diretor de pesquisa e operações da Orbis, destaca como o levantamento fomenta o progresso da cidade de São Paulo. “A pesquisa demonstra que o Centro de São Paulo é a região favorita para compras e gastronomia entre os mais jovens, sendo os principais atrativos para a qualidade de vida na cidade. Isso demonstra que o trabalho da APECC, no desenvolvimento de pesquisas abrangentes, fortalece seu comprometimento em entender as demandas da comunidade, reforçando sua influência na formulação de políticas públicas e privadas para o desenvolvimento sustentável e socioeconômico de toda cidade”, afirma Pereira.

Foram mais de 2 mil entrevistas feitas em 17 e 18 de outubro em toda a cidade de São Paulo, em uma amostra dividida de forma proporcional pela população por subprefeituras do município. O estudo mensurou a qualidade do item com notas de 0 a 10, e dividiu a cidade por regiões, faixa etária e renda familiar. A margem de erro é de 2,2% com 95% de confiança. 

Além disso, os respondentes avaliaram as opções de centros comerciais, lojas, feiras e outros espaços de compra e de serviços próximos da região onde moram – e o centro ficou entre as regiões com melhor avaliação.  

Para Ademir Moraes, presidente da APECC, os números mostram que o Centro de São Paulo segue como uma força motriz da economia da capital. “O comércio na região central contribui para o crescimento de São Paulo. Recebemos turistas e visitantes de todo o país e de fora do Brasil também. Esse resultado é fruto da dedicação diária dos comerciários aos clientes, que ajuda a fazer a economia crescer e o país se desenvolver cada vez mais”, destaca.

O Circuito das Compras foi criado em meados da década de 2010 pela APECC com o objetivo de interligar e fortalecer o comércio já existente nas áreas centrais, estimulando a visitação e aumentando as vendas. “Ao transformar a região em um shopping a céu aberto, com investimentos públicos e privados em segurança e zeladoria, tornamos a experiência de compras mais cômoda e prazerosa”, diz o presidente da entidade. O Circuito possui perímetro total de mais de 18km², englobando 993 ruas e 2.714 trechos de ruas – a maior parte delas localizadas nos bairros Brás, Sé, Belém, Bom Retiro e Pari. 

Índice de Bem-Estar de São Paulo

A pesquisa também criou o Índice de Bem-Estar, para mensurar o quanto a população está satisfeita em morar na capital paulista. Em uma escala de 0 a 10, o centro de São Paulo ficou com média de 4,96, acima da média geral da cidade (4,868).

Para Ademir Moraes, o turismo comercial no Circuito das Compras caminha lado a lado com a vertente cultural. “Ao longo dos anos, a região central de São Paulo passou a disponibilizar mais pontos de lazer, o que é um estímulo para a população, que consegue montar um roteiro de compras incluindo paradas para aproveitar museus, bibliotecas, teatro, música, artes visuais, entre outros lugares”, completa.

Tags: ApeccCentroComprasGeraçãoZMillennials
Anterior

Digitalização dos processos de fronteira no Brasil: um ganho mútuo para órgãos governamentais e passageiros

Próximo

As oportunidades crescentes no setor de seguros

João Pedro Camargo Corenciuc

João Pedro Camargo Corenciuc

Formação acadêmica Jornalismo Universidade Presbiteriana Mackenzie

Leia também

Cade dá aval a operação bilionária entre Ultragaz e Supergasbras
Mercado

Cade dá aval a operação bilionária entre Ultragaz e Supergasbras

por João Pedro Camargo Corenciuc

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, por unanimidade, a parceria entre a Ultragaz, do grupo Ultrapar, e a...

Leia maisDetails
Aegea anuncia a aquisição da Ciclus Rio por mais de R$ 1 bilhão

Aegea anuncia a aquisição da Ciclus Rio por mais de R$ 1 bilhão

BTG acerta compra de cerca de R$ 1,5 bi em ativos de Vorcaro, controlador do Master

BTG negocia com Fluminense para viabilizar SAF

Nubank anuncia entrada em telecom

Fundador da Nubank vende US$ 432 milhões em ações da fintech

Intel recebe US$ 2 bilhões em um investimento da SoftBank

Intel recebe US$ 2 bilhões em um investimento da SoftBank

Ações da UnitedHealth saltam após voto de confiança de Warren Buffett 

Ações da UnitedHealth saltam após voto de confiança de Warren Buffett 

Próximo
As oportunidades crescentes no setor de seguros

As oportunidades crescentes no setor de seguros

Com geração Z menos propensa a ter um carro, concessionárias aprimoram experiência do consumidor e apostam na venda on-line

Com geração Z menos propensa a ter um carro, concessionárias aprimoram experiência do consumidor e apostam na venda on-line

Governança Corporativa e o papel dos Conselhos de Administração

Governança Corporativa e o papel dos Conselhos de Administração

Business Moment

© 2025 Business Moment.

  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nosso Política de Privacidade.