• Cadastre-se
  • Colunistas
  • Contato
  • Home
  • Política de privacidade
sexta-feira, 4 julho, 2025
Business Moment
  • Assine nossa newsletter
  • Login
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
Sem resultados
Ver todos resultados
Business Moment
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Mercado

O que esperar do setor de franquias em 2024

Marcas renomadas do mercado são uma boa pedida para quem deseja empreender

João Pedro Camargo Corenciuc por João Pedro Camargo Corenciuc
07/02/2024
em Mercado
A A
Freepik

Freepik

LEIA TAMBÉM

Banco Central confirma ataque a sistema de multinacional de tecnologia

Vale reduz expectativa de produção de aglomerados de minério de ferro

O ano de 2024 promete ser um período de crescimento expressivo para diversas empresas do setor de franquias. Muitas delas têm planos de expansão ambiciosos, visando ampliar a cobertura geográfica da rede e fortalecer a marca em diferentes regiões do país.

O mercado de franquias brasileiro tem uma relevância enorme. Segundo a Associação Brasileira de Franchising, o país chegou a 188.878 operações em agosto de 2023, gerando 1,62 milhão de empregos diretos. Em 2022, o faturamento do setor foi de mais de R$ 211,5 bilhões. Mesmo com esses grandes números, pouco se sabia sobre o perfil dos milhares de empreendedores que investem e operam uma franquia no Brasil. 

Entre os apontamentos da pesquisa está o claro desejo dos franqueados em expandir seus negócios. Realizada pela CommUnit, em parceria com a Hibou, “O Perfil do Franqueado & Multifranqueado” foi concebido como uma ferramenta de consulta e compartilhamento para a tomada de decisão de todos os participantes desse setor: franqueadores, franqueados, fornecedores e parceiros. 

Para 51% dos entrevistados a credibilidade e confiança na rede é o principal ponto analisado na hora de fechar uma parceria. Enquanto 48% veem a estrutura da rede como ponto decisor. E são esses mesmos fatores que incentivam os franqueados a crescerem dentro da marca. A força e tradição somados ao suporte e estrutura da franqueadora são fundamentais para 57% dos pesquisados que pretendem se expandir dentro da própria rede. 

Essa expansão, para mais de 50%, vai acontecer em menos de um ano. E 70% se mostraram interessado em ter outra franquia, mas dentro do mesmo segmento que já atua, enquanto 12% pensam em diversificar. Esse entusiasmo pelo modelo de negócio é resultado da boa receita na operação. Cinco em cada 10 entrevistados estão atingindo suas expectativas de receita. 

Sobre a localização das franquias, a pesquisa mostrou que sete em 10 franqueados responderam que operam em lojas de rua (69%), enquanto os Shopping Centers são responsáveis por 35% das unidades e 19% em Centros Comerciais. 

Tags: EmpreendedoresFranquiasMercado
Anterior

Participação dos salários no PIB brasileiro caiu 12% 

Próximo

Banco Safra compra Guide Investimentos

João Pedro Camargo Corenciuc

João Pedro Camargo Corenciuc

Formação acadêmica Jornalismo Universidade Presbiteriana Mackenzie

Leia também

Banco Central Lança Ferramentas para Combater Fraudes e Facilitar Resgate de Valores Esquecidos
Mercado

Banco Central confirma ataque a sistema de multinacional de tecnologia

por João Pedro Camargo Corenciuc

O Banco Central do Brasil (BC) informou nesta quarta-feira (2) que a provedora de serviços de tecnologia C&M Software, responsável...

Leia maisDetails
Este modelo experimental usa seu histórico da Pesquisa. Alguns recursos não estão disponíveis. Vale Revisa para Baixo Previsão de Produção de Pelotas de Minério de Ferro para 2025 e Anuncia Parada em Usina do Maranhão

Vale reduz expectativa de produção de aglomerados de minério de ferro

Embraer tem lucro ajustado de R$ 350,6 milhões

Embraer salta até 5% com nova encomenda de jatos

Grupo Alun nasce como o maior ecossistema de educação tech do Brasil e projeta formar 15 milhões de pessoas até 2030

Grupo Alun une Alura, FIAP e PM3 e mira faturar R$ 1 bi até 2027

Azzas salta 4,7% com novo conselho e alívio em tensões societárias

Azzas salta 4,7% com novo conselho e alívio em tensões societárias

Ações dos EUA Sobem com Impulso da Nvidia e Expectativas sobre Negociações Comerciais

S&P 500 e Nasdaq atingem máximas históricas com expectativas sobre comércio

Próximo
Banco Safra compra Guide Investimentos

Banco Safra compra Guide Investimentos

V1 investe R$ 800 mil em tecnologia para aprimorar experiência do cliente

V1 investe R$ 800 mil em tecnologia para aprimorar experiência do cliente

Tarcila Ursini é nomeada Copresidente do Conselho Deliberativo do Sistema B Brasil

Tarcila Ursini é nomeada Copresidente do Conselho Deliberativo do Sistema B Brasil

Business Moment

© 2025 Business Moment.

  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nosso Política de Privacidade.