Em um cenário empresarial cada vez mais dinâmico e globalizado, as políticas de Recursos Humanos (RH) e o compromisso com práticas ESG (ambientais, sociais e de governança) ganham destaque como importantes diferenciais para o crescimento sólido das organizações. Para se ter uma ideia da importância dessas iniciativas, de acordo com um levantamento realizado recentemente pela consultoria organizacional Korn Ferry, 67% das empresas do Brasil já aderiram às práticas de ESG, tratando-as como medidas urgentes da agenda corporativa atual.
O movimento pode ser visto por diferentes instituições pelo Brasil, refletindo o compromisso crescente das empresas com a sustentabilidade e a responsabilidade social. As tendências para o próximo ano incluem um aumento significativo da transparência e accountability, com empresas sendo cada vez mais instigadas a divulgar suas práticas e prestar contas por seus resultados.
Além disso, espera-se um aumento considerável nos investimentos voltados para a sustentabilidade ambiental, social e econômica, à medida que as organizações atendam às expectativas do mercado e contribuam para um impacto positivo duradouro.
Para Luciane Silva, Vice-Presidente de Gestão de Pessoas e Finanças da Avivatec, consultoria de tecnologia referência em aceleração digital de empresas no país, o importante é apostar em mudanças verdadeiras para a sociedade. “A essência está no compromisso, em garantir boas condições de trabalho e ajudar os colaboradores. Entendemos que não é possível ser um bom empregador sem também ajudar a sociedade e o ambiente na qual está inserida”, comenta.
A integração cada vez mais profunda das práticas ESG à estratégia empresarial também se destaca como uma tendência, reconhecendo não apenas as demandas regulatórias, mas também o potencial de gerar valor tanto para os negócios quanto para a sociedade em geral. Um estudo da McKinsey, realizado em 2022, comprova. Para se ter uma ideia, cerca dos 92% dos executivos entrevistados consideram as práticas ESG cruciais para o sucesso contínuo de suas empresas.
Atualmente, com o Instituto Avivatec, iniciativa que busca capacitar jovens para o mercado de trabalho e melhorar a qualidade de vida da sociedade, a empresa impacta diretamente mais de 200 famílias em duas comunidades na região da Zona Leste de São Paulo.
Somado a isso, a Avivatec conta com mais de 50% de mulheres em papéis de liderança e atua com uma política em todas as vagas, buscando priorizar candidatas mulheres no processo de seleção, proporcionando um processo mais inclusivo em um mercado predominantemente masculino. “Temos como meta e, indo além, como OKR de estratégia da organização manter metade de mulheres na liderança, é o nosso compromisso assumido.” comenta Luciane.
Além disso, a empresa tem investido constantemente para desenvolver diversos pilares dentro da Avivatec. A ideia é promover iniciativas que se complementam para alcançar os objetivos. Isso automaticamente contribui para uma colaboração enorme entre todos e automaticamente o crescimento da empresa.
“Monitoramos por meio de pesquisas e conversas frequentes com a nossa liderança a saúde mental dos nossos colaboradores. Acreditamos que para obtermos os melhores resultados devemos ter uma alta dose de dedicação e ações que proporcionem aos times um ambiente seguro e de qualidade de vida, garantindo que se sintam realmente cuidados. Esse cuidado eles estendem para nossos clientes, parceiros, sociedade, gera uma grande onda de pessoas cuidando de pessoas.” explica.
Além disso, de acordo com um estudo da XP Investimentos, os investimentos em ESG no Brasil devem atingir R$ 1,5 trilhão em 2024, um aumento de 25% em relação a 2023. O levantamento também estima que essas aplicações representarão 15% do total de investimentos no Brasil no próximo ano.
“Temos para o 2024 a consolidação de uma área de ESG na Avivatec. Este pilar tem como objetivo reforçar e assegurar nossas práticas atuais, mas planejar novos projetos e programas com o nosso propósito de atuar cada vez mais como Agente Transformador na vida das pessoas, ajudando nossos colaboradores e sociedade.
Hoje temos um conjunto de práticas importantes de ESG, mas precisamos fazer mais. Vamos reforçar nossas práticas Sociais, de Governança e também implantar ações voltadas para o meio ambiente.” conclui, Luciane.
Sobre a Avivatec
Há 15 anos no mercado, a Avivatec é uma consultoria de tecnologia e inovação com expertise em negócios. A empresa, que tem Marcelo Modesto como CEO e fundador, atua em três frentes: Segurança da Informação, Infraestrutura/Cloud e Projetos de Aceleração Digital, além de possuir a Avivalab, braço de inovação e o Instituto Avivatec. Hoje a companhia possui mais de 200 funcionários em seu escopo, sendo reconhecida, há 5 anos, como uma empresa GPTW.