O Prêmio Zayed de Sustentabilidade dos Emirados Árabes Unidos, parte do portfólio do Erth Zayed Philanthropies e que impactou 400 milhões de pessoas em todo o mundo ao avançar soluções inovadoras para desafios globais urgentes, anunciou de forma oficial sua chamada para as inscrições para 2026.
Marcando 17 anos de apoio contínuo e empoderamento da próxima geração de campeões da sustentabilidade, o Prêmio convida pequenas e médias empresas, ONGs e Escolas de Ensino Médio a inscreverem seus projetos em seis categorias diferentes: Saúde, Alimentação, Energia, Água, Ação Climática e Escolas de Ensino Médio. As inscrições se encerram em 23 de junho.
Em 2024, o Prêmio recebeu 5.980 inscrições de 156 países, incluindo o Brasil, demonstrando um comprometimento internacional crescente com o desenvolvimento sustentável. Com o início das inscrições para o ciclo de 2026, o Prêmio visa seguir esta tendência e aproveitar a oportunidade única no “Nexus of Next”, uma convergência dinâmica de inovação tecnológica, engenhosidade humana e visão estratégica para acelerar o progresso em todo o mundo.
Comentando sobre o lançamento das inscrições, V. Exa Dr. Sultão Ahmed Al Jaber, ministro da indústria e tecnologia avançada dos Emirados Árabes Unidos e diretor-geral do Prêmio Zayed de Sustentabilidade, disse:
“O Prêmio Zayed de Sustentabilidade honra a visão do Xeque Zayed de avançar o desenvolvimento inclusivo, sustentável e humanitário. Ao apoiar projetos que fomentam novas tecnologias para melhorar vidas e promover a prosperidade em comunidades locais, o Prêmio coloca pessoas no coração do progresso, e demonstra o papel do “Nexus of Next” em acelerar o crescimento socioeconômico em todo o mundo”.
O Prêmio irá reconhecer os vencedores de cada categoria com 1 milhão de dólares, cerca de R$ 5.8 milhões, enquanto os seis vencedores da categoria Escolas de Ensino Médio, divididos em regiões do planeta, podem receber até 150 mil dólares, cerca de R$ 870 mil, para implantarem ou aumentarem seus projetos. Essa premiação já permitiu progresso tangível e melhorou as condições de vida em áreas vulneráveis do mundo, de aumentar o acesso a atendimentos de saúde no sudeste da Ásia a reduzir a fome na África Subsaariana.
Para o ciclo 2026 do Prêmio, candidatos nas categorias Saúde, Alimentação, Energia, Água e Ação Climática devem provar que sua solução melhora o acesso para serviços essenciais em suas comunidades, e que podem implementar uma visão de longo prazo para melhorar condições de vida e de trabalho. Para a categoria Escolas de Ensino Médio, os projetos devem ser liderados por alunos devem demonstrar abordagens inovadoras que lidam com desafios de sustentabilidade.
Para encorajar uma maior quantidade de organizações e escolas de ensino médio a participarem, o Prêmio aceita inscrições em português, árabe, chinês, inglês, francês, russo e espanhol.