Prêmio Zayed de Sustentabilidade reconhece 11 vencedores

Há 17 anos, iniciativa premia pequenas e médias empresas, ONGs e escolas de ensino médio por suas soluções inovadoras

Divulgação/Prêmio Zayed de Sustentabilidade

O Presidente dos Emirados Árabes Unidos, Mohammed bin Zayed Al Nahyan, reconheceu na terça-feira (14) os vencedores do Prêmio Zayed de Sustentabilidade, uma iniciativa pioneira do país voltada para soluções inovadoras e escaláveis para desafios globais.

A cerimônia ocorreu durante a semana de sustentabilidade de Abu Dhabi. Dezenas de chefes de estado, ministros, membros de alto escalão do governo, além dos vencedores e finalistas do prêmio, marcaram presença no evento.

Em um comunicado, S.A. Sheikh Mohamed bin Zayed disse: “Os Emirados Árabes Unidos permanecem firmes no seu compromisso de promover o desenvolvimento sustentável e capacitar as comunidades em todo o mundo através da inovação. O Prêmio Zayed de Sustentabilidade inspira soluções impactantes que abordam desafios sociais e ambientais críticos. Ao alimentar estes esforços, não estamos apenas criando um futuro mais sustentável para todos, mas também honrando o legado do Xeque Zayed, cuja visão para o progresso global e o humanitarismo continua a nos guiar.”

A cada ano, a iniciativa premia pequenas e médias empresas, ONGs e escolas de ensino médio por suas soluções inovadoras para desafios globais. Ao longo dos últimos 17 anos e através dos 117 vencedores, o prêmio trouxe um impacto positivo para mais de 400 milhões de pessoas em todo o mundo. De fornecer acesso à energia limpa, comida nutritiva e água potável, e melhorar sistemas de saúde e fortalecer a resiliência climática, esses esforços simbolizam o poder do progresso possibilitado pelo apoio dado pelo prêmio aos vencedores.

Os 11 vencedores do ciclo de 2025 foram eleitos em outubro por um ilustre painel de jurados membros que avaliaram rigorosamente cada candidatura por sua contribuição e comprometimento com a entrega de soluções inspiradoras, inovadoras e de impacto em seis categorias (saúde, comida, energia, água, ação climática e escolas de ensino médio).

Na categoria saúde, a Periwinkle Technologies da Índia recebeu o prêmio por seu dispositivo portátil habilitado para IA, projetado para exames de câncer cervical. O dispositivo opera independentemente de eletricidade, tornando-o acessível mesmo em áreas remotas ou carentes. Ele fornece resultados no ponto de atendimento em 30 segundos, reduzindo significativamente a mortalidade por câncer cervical e melhorando os resultados de saúde das mulheres.

Na categoria alimentos, a NaFarm Foods da Nigéria venceu por seus inovadores secadores solares híbridos de alimentos que reduzem as perdas pós-colheita, aumentando a segurança alimentar e a sustentabilidade. Esses secadores usam energia solar e elétrica para operar em todas as condições climáticas, ajudando os agricultores a preservar os alimentos de forma eficiente. Com capacidade para 500 kg, eles são projetados para uso em pequena e grande escala e são fáceis de manter.

Na categoria energia, a Palki Motors, uma empresa de Bangladesh, recebeu o prêmio por seus veículos elétricos leves, acessíveis e fabricados localmente, projetados especificamente para motoristas comerciais. Com preços acessíveis de US$ 4.990, esses veículos atendem às necessidades exclusivas de transporte da região.

Na categoria água, a SkyJuice Foundation, uma ONG da Austrália, venceu por sua solução de tratamento de água de baixo custo, fácil de usar e movida pela gravidade, que usa filtros de membrana de baixa pressão para fornecer água potável limpa sem a necessidade de produtos químicos, bombas ou fontes de energia externas, tornando-a ideal para áreas remotas e com recursos limitados. Seu modelo Safe Water Kiosk fornece água limpa e potável para comunidades inteiras.

Na categoria ação climática, a OpenMap Development Tanzania recebeu o prêmio por suas soluções inovadoras de mapeamento, que junta a coleta de dados fornecida pela comunidade a tecnologias como drones, GIS e sensoriamento remoto. Os mapas contribuem para conjuntos de dados geográficos abertos e acessíveis, usados para apoiar esforços na redução de riscos de inundação, melhorando o gerenciamento de resíduos e a saúde pública. 

Sair da versão mobile